terça-feira, 28 de abril de 2009
Brasil ganha serviço de download ilimitado para celular
O Brasil será o primeiro país das Américas que vai receber um serviço da Nokia que possibilita download ilimitado de músicas por um ano, o Comes With Music.
A ferramenta faz parte do celular Nokia 5800 Express Music e já está disponível nas lojas da TIM, Nokia Store SP e lojas online.
O catálogo é composto por 3,6 milhões de títulos, separados em 18 grupos que abrangem vários gêneros musicais. As canções podem ser baixadas no computador ou diretamente no celular e não expiram após o fim da licença. A Nokia fechou parcerias com grandes gravadoras e selos independentes.
Por enquanto, até o fim de maio, a Tim é a única operadora que pode comercializar o aparelho no Brasil. Esse é o primeiro smartphone da Nokia que apresenta uma interface totalmente touchscreen. Ele também possui Wi-Fi, câmera de 3,2 MP e GPS integrado.
Como o aparelho é dedicado à música apresenta som estéreo, equalizador gráfico e entrada de 3,5 mm para fone de ouvido.
Desde novembro do ano passado, quando o celular chegou ao mercado, três milhões de unidades já foram vendidas.
Brasil vai liderar mercado latino-americano de WiMAX
A consultoria Signals Telecom Consulting divulgou hoje um estudo sobre o desempenho do segmento das telecomunicações brasileiras frente a seis outros mercados latino-americanos e confirmou que o país lidera a oferta de conexão por qualquer tecnologia. Conforme a empresa, em 2010 o Brasil terá o maior número de acessos de banda larga por tecnologia WiMAX da região, desde que seja regulamentado e vendidas as bandas de 2,5 GHz (hoje destinadas para o MMDS) e as de 3,5 GHZ (cujo leilão foi suspenso pela Anatel). Para a empresa,com liberação dessas duas bandas para o WiMAX, Telefónica, por intermédio de sua controlada, a TVA, irá lançar o produto em larga escala, fora da cidade de São Paulo.Apesar de ter a mais baixa taxa de penetração de TV paga da região, o Brasil deverá, no próximo ano, também contar com o maior número de assinantes, aposta a consultoria.Embora a portabilidade numérica esteja em pleno funcionamento, a consultoria alerta que o sistema aponta para alta taxa de rejeição à migração (67,17%). A empresa afirma também que a atuação dos operadores virtuais (MVNO) não está muito clara, já que os operadores móveis tradicionais (MNO) não estão autorizados a liberar o seu espectro.No segmento de satélites, quando serão somadas mais duas unidades ao total de 49 satélites que iluminam o território brasileiro, a Signals Telecom estima que o Brasil será responsável pelo consumo de 43% de toda a capacidade ofertada na região. E acredita também que o país vai ter no próximo ano o maior número de residências com acesso a oferta de banda larga de mais de 8Mbps.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
TV aberta busca espaço em novas telas
Com a proliferação das novas tecnologias, as emissoras de televisão se preparam para as mudanças na forma como seus programas serão vistos. Televisões portáteis e em celulares já são realidade e podem ser encontradas nas ruas da cidade. Assim, os canais precisam se "reinventar" para serem assistidos.
A programação matutina da TV Globo, por exemplo, poderá ser vista, a partir do segundo semestre, em algumas linhas de ônibus de São Paulo. Dessa forma, a audiência não estará mais restrita às residências e ganha mobilidade. As verbas publicitárias, que eram disponibilizadas somente para a TV, também estão diversificando suas áreas de atuação, buscando novas mídias.
No Brasil, a TV aberta fica com 60% do total de R$ 20 bilhões, que é investido anualmente em propaganda. Para Walter Ceneviva, vice-presidente do Grupo Bandeirantes, o modelo seguido pelos canais não deve ser alterado. "Não acredito que vamos viver uma mudança radical do nosso modelo de negócios. Afinal, 100% das residências no Brasil têm aparelho de televisão, o que é expressivo. Com a portabilidade e a interatividade teremos, na verdade, novos formatos de negociação", diz ao Estado de S.Paulo".
"A televisão ganha muito com a multiplicação de telas, abrindo uma janela de oportunidades, mesmo que não seja para a transmissão da programação da TV aberta, mas aproveitado os conteúdos que temos. Na Band, queremos potencializar todos os meios possíveis", reitera Ceneviva.
A TV Minuto da Band está no ar nas estações e trens do Metrô, em 5,2 mil monitores. Ela apresenta uma programação específica e é assistida por mais de 3 milhões de passageiros. Segundo Ceneviva, ainda é difícil definir esse tipo de usuário. "Consideramos que ainda é um desafio encontrar a fórmula como o público quer ver TV fora de casa".
A TV Globo vai colocar nos ônibus de São Paulo, durante os horários de pico, programas jornalísticos e de entretenimento que estiverem no ar, durante o período. Octávio Florisbal, diretor-geral da emissora, afirmou que o áudio ainda está em discussão. "O som é um dos problemas e estamos estudando o uso de fones de ouvidos para solucioná-lo".
A busca de novas mídias para a disseminação do conteúdo das emissoras está ganhando importância. Segundo Florisbal, houve um estreitamento com os canais online. "A internet será uma plataforma grande e temos de estar com nossos conteúdos nela".
No Brasil existem 12 milhões de domicílios com banda larga, que podem utilizar essa tecnologia para ver vídeos e programas online.
José Marcelo Amaral, diretor de tecnologia da Record, pretende colocar no ar um portal que ofereça várias informações sobre o canal. "Para manter a sua força, a televisão aberta precisa estar presente nas demais mídias digitais. Também já estamos transmitindo em várias cidades o sinal aberto para os aparelhos celulares, simultaneamente ao sinal para os receptores fixos".
As emissoras de TV também estão apostando no celular para obter mais audiência, através de pacotes específicos para o público que pode acompanhar os programas pelo aparelho. A Globo já pensa em colocar seu material jornalístico nesse tipo de mídia.
Com informações de Marili Ribeiro, de "O Estado de S. Paulo"
sábado, 25 de abril de 2009
Windows 7 Release Candidate vaza em sites de torrents
25/04/09
O Windows 7 Release Candidate (RC), a versão anterior à final do novo sistema operacional da Microsoft, vazou em sites de armazenamento de torrents.
A distribuição do software a parceiros da empresa estava programada para acontecer só daqui a duas semanas, no dia 5 de maio. Usuários que já baixaram o arquivo reportaram que ele é legítimo, mas não foram notadas grandes diferenças visuais.
Nos sites de torrents, é possível encontrar tanto a versão Build 7100 de 32 bits como a de 64 bits em arquivos no formato ISO. Embora a Microsoft afirme que a versão final chegará às lojas só em 2010, analistas de mercado avaliam que o lançamento deve ocorrer ainda este ano.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Discovery divulga 'Supercâmera' com peça interativa.
Para divulgar a estreia da série 'Supercâmera', o Discovery Channel colocou no seu portal um banner interativo criado pela TV1. A peça serve como uma 'amostra grátis' do que exibido no programa.
Lembrando aquelas fotografias em alta velocidade que mostram o exato instante dos acontecimentos, a campanha mostra o que acontece quando uma bexiga é arremessada em alguém. A ação acontece na velocidade em que intenauta move o cursor do mouse sobre a peça.
A séria 'Supercâmera' estreia no dia 28 de abril, às 22h30.
Clique aqui e saiba mais!
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Campanha da Apple ironiza segurança dos PCs
Novos comerciais da Apple, que estão indo ao ar nos Estados Unidos, ironizam a falta de segurança dos computadores que rodam Windows.
As propagandas seguem a mesma linha das divulgadas no ano passado, que usavam uma pessoa descolada para representar o mundo dos Macs, enquanto outra, fora dos padrões da sociedade moderna, era comparada com um PC.
O filme mais recente mostra um rapaz usando roupa de proteção contra vírus. Obviamente, ele representa um micro que está rodando Windows. Enquanto isso, o jovem que seria o Macintosh está vestido com roupas comuns (veja o comercial logo abaixo). Outras sete propagandas estão disponíveis para visualização no site da Apple.
Depois das propagandas irônicas da Apple exibidas na televisão no ano passado, a Microsoft reagiu com a mesma moeda. Recentemente a fabricante do Windows mostrou filmes nos quais um jovem procurava um notebook útil, e não apenas bonitinho. Por isso, dispensava um Macintosh que, segundo ele, dava importância somente ao design.
sábado, 18 de abril de 2009
Próxima versão do Windows Mobile sai em maio, diz blog
17/04/09
A Microsoft escolheu o dia 11 de maio para fazer o lançamento oficial do Windows Mobile 6.5, a próxima versão de seu sistema operacional para dispositivos móveis.
A informação, adiantada nesta sexta-feira pelo blog Electronista, cita como fonte um post em um dos blogs corporativos da companhia.
Segundo o texto, a plataforma será apresentada durante o TechEd 2009, evento técnico voltado à comunidade de desenvolvedores e profissionais de TI realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Na ocasião, Stephanie Ferguson, da área de comunicações móveis da Microsoft, fará uma demonstração do novo software.
Quando realmente chegar aos aparelhos, o Windows Mobile 6.5 não terá vida fácil. Ele enfrentará concorrentes como iPhone OS, BlackBerry OS, Symbian, Android e webOS.
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Califórnia pode ter energia vinda do espaço até 2016
16/04/09
A idéia de captar energia solar do espaço já existe há algum tempo, pelo menos na ficção científica - mas poderá virar realidade em 2016.
A PG&E, a maior empresa de fornecimento de eletricidade da Califórnia, acabou de assinar um acordo de obtenção de energia solar espacial da Solaren.
O plano é que os painéis solares coletem energia no espaço e a enviem por radiofreqüência. O sinal transmitido seria convertido em energia usável na Terra e entraria na rede. A quantidade de energia gerada por uma estação poderia chegar a 4.8 Gigawatts.
A empreitada não traz risco para a PG&E porque eles não estão investindo dinheiro algum na companhia, mas apenas fazendo um acordo para a compra de energia a uma certa cotação se o "produto" realmente ficar disponível até 2016.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Mercado de PCs começa a voltar a níveis normais, diz Intel
O faturamento da Intel caiu 13% no primeiro trimestre deste ano em relação aos três últimos meses de 2008, para US$ 7,1 bilhões, mas a empresa vê sinais de recuperação do mercado de PCs.
“As vendas de computadores chegaram ao pior nível entre janeiro e março, e a indústria está retornando a padrões sazonais normais”, afirmou Paul Otellini, presidente e CEO da Intel, em comunicado.
Apesar do otimismo, o lucro operacional de US$ 670 milhões foi 56% menor do que o registrado no quarto trimestre do ano passado.
As receitas com o chip Atom, que nos últimos meses têm tido desempenho melhor do que as outras linhas de produtos, caíram 27%, para US$ 219 milhões. A Intel explicou ainda que as condições incertas da economia global tornam mais difíceis as previsões de demanda.
Internamente, porém, a empresa espera um faturamento equivalente para o segundo trimestre deste ano. Os gastos com pesquisa e desenvolvimento, que foram de US$ 1,31 bilhão, também devem ser mantidos.
terça-feira, 14 de abril de 2009
Sony lança players de MP3 com tela de toque
14/04/09
A Sony apresentou em Tóquio, nesta terça-feira, os novos players de música da série Walkman X, com tela de toque OLED de 3,3 polegadas. Menores que um iPod Touch, os aparelhos da Sony chegam como concorrentes ao player da Apple.
Os novos players da Sony têm conexão Wi-Fi e também recebem sinal de TV digital, segundo o site CrunchGear. Outro recurso disponível é o "noise cancelling", que ajuda a eliminar ruidos externos.
O modelo NW-X1050, com 16 GB de capacidade de armazenamento de músicas e imagens, será vendido por US$ 400. Com 32 GB de capacidade, o modelo NW-X1060 custará US$ 500, informou a AP. Ambos chegam ao mercado japonês em 25 de abril e estarão disponíveis em preto ou vermelho.
terça-feira, 7 de abril de 2009
Novo iPhone poderia ter versão simplificada no Brasil
07/04/09
O possível lançamento de um novo modelo do iPhone - e também um novo iPod Touch - na metade do ano está gerando uma série de rumores e especulações na web. De acordo com um dos boatos, haveria até uma versão mais simples para mercados de países como o Brasil.
Apesar de preverem mudanças, em geral os analistas concordam que a Apple não deve arriscar em grandes modificações em seu smartphone, devido ao sucesso do modelo atual.
O blog Gizmodo acredita que a nova versão do smartphone, já apelidada de iPhone 4G, terá apenas um design mais fino do que o atual modelo 3G.
Os rumores relatados pelo Dvice vão um pouco mais longe. O blog fala na possibilidade de uma câmera de 3.2 MP (uma evolução em relação aos 2 MP do modelo atual), transmissão e recepção de rádio FM, edição de vídeo e conexão Wi-Fi mais rápida.
O site Apple Insider sugere ainda que seriam lançadas em junho duas novas versões do iPhone. Uma versão mais sofisticada seria voltada ao mercado americano, enquanto outra, mais simples, seria comercializada em países como o Brasil, a China, a Índia e a Rússia, de acordo com o analista Daniel Amir.
Amir acredita que a versão mais sofisticada terá recursos de vídeo, uma câmera melhor e 32 GB de armazenamento. A versão mais simples não teria funções de vídeo, contaria com menor capacidade de armazenamento e possivelmente viesse sem Wi-Fi.
Uma nova versão do iPod touch também é esperada. Segundo rumores, a nova versão teria uma câmera e conectividade Wi-Fi de alta velocidade, informou o eWeek.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Computação em "nuvem" deve crescer 21,3% em 2009
Um estudo do Gartner mostrou que as receitas geradas pelos serviços de Cloud Computing (Computação em nuvem) em todo o mundo crescerão 21,3% em 2009, atingindo US$ 56,3 bilhões.
O levantamento aponta ainda que, até 2013, o faturamento deste mercado deve atingir US$ 150 bilhões, comprovando a amplitude deste novo fenômeno. Cloud Computing é um modelo de computação no qual os recursos escaláveis de TI são providos como um serviço para usuários externos utilizando recursos da Internet.
"Parte do crescimento representa a transferência de serviços tradicionais de TI para a nova tecnologia, mas há espaço para o desenvolvimento de novos negócios e oportunidades valiosas", aponta Ben Pring, vice-presidente de pesquisa do Gartner. A pesquisa mostra que, em 2011, 30% da receita do mercado de consultoria e integração de sistemas será fundamentada em Cloud Computing. "Esta tecnologia viabiliza uma mudança na maneira como os serviços de TI são ofertados, passando a ser gratuitos até certo ponto, com as receitas originadas de publicidade. As ofertas patrocinadas são os maiores componentes no mercado de serviços de Cloud Computing e continuarão sendo até 2013", afirma Pring.
De acordo com o estudo, as soluções baseadas na tecnologia Cloud Computing, assim como as ofertas de software como serviço, já detêm um mercado com quase o dobro de recursos em comparação com as ofertas de infraestrutura. A pesquisa do Gartner prevê, para os próximos cinco anos, um crescimento no número de funcionalidades e novos produtos baseados nesta tecnologia.
O Cloud Computing será um dos destaques da VIII Conferência Gartner de Integração Empresarial, que acontece nos dias 14 e 15 de abril, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, em São Paulo. Durante o evento, serão discutidas tendências de Cloud Computing e convergência entre arquitetura de classe global, plataformas para web e processamento de elevada escalabilidade. Especialistas do Gartner apresentarão estudos sobre o desenvolvimento de aplicativos para web e o papel do Cloud Computing e a administração da interação entre Cloud, Web 2.0 e SOA.
sábado, 4 de abril de 2009
Globo e SBT caem no Ibope; Record sobe
Comparação realizada pelo jornal O Estado de S.Paulo mostra que nos últimos anos as emissoras Globo e SBT perderam terreno na audiência enquanto a Record ganhou.
O levantamento foi realizado nas principais capitais brasileiras e se refere ao período entre 2005 e 2008. Segundo a pesquisa, exceção feita a Porto Alegre, onde a Globo menos perdeu, e ao Rio, praça onde a Record mais ganhou, as outras capitais seguiram a atendência do resultado verificado em SP.
Confira as médias de cada uma, das 7h às 24 horas, em 2005 e 2008, respectivamente, nas seguintes capitais:
São Paulo: Globo - 21 pontos porcentuais (2005) e 17,4 (2008); Record - 5 e 8,3; SBT - 9 e 6,3.
Rio de Janeiro: Globo - 25 e 18,7; Record - 3,2 e 7,7; SBT - de 8,6 e 6,8.
Belo Horizonte: Globo - 21,2 e 19,8; Record - 2,3 e 4,6; SBT 8,8 e 5,7.
Distrito Federal: Globo - 24,5 e 19,8; Record - 3,6 e 7,7; SBT - 10,3 e 8,2.
Porto Alegre: Globo - 24,2 e 23,3; Record - 2,4 e 3,4; SBT - 8,7 e 6,3.
Recife: Globo - 23,4 e 20,5; Record - 6,7 e 7,1; SBT - 7,6 e 8.
Salvador: Globo - 27,9 e 21,6; Record - 5 e 8,5; SBT - de 5,1 e 4,6.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Correio de voz está se tornando obsoleto
Quando Steve Hamrick deixou seu último emprego, como gerente em uma produtora de software, havia pelo menos 25 mensagens que ele não tinha ouvido em sua caixa de recados. E isso sem contar as ligações não atendidas em seu celular e em sua linha fixa doméstica.
Não é que ele não goste de falar. Mas com a cascata de mensagens que recebe por e-mail, no celular e no Facebook, Hamrick, 29, que se descreve como portador de "fobia a mensagens de voz", disse que encontrou modos melhores de manter contato.
"Eu tinha de deixar alguma coisa de lado, e no meu caso a escolha foram as mensagens de voz", disse. "É como cortar certas formas de comunicação para abrir espaço a outras".
Quando foi introduzido, no começo dos anos 80, o serviço de correio de voz era alardeado como invenção miraculosa - um modo de elevar a produtividade nos escritórios e de organizar a vida nas residências mais movimentadas. Os roteiristas de Hollywood logo incorporaram o recurso às suas tramas: heroína chateada chega em casa e vê a luz vermelha de sua secretária eletrônica piscando; nela, uma mensagem de um homem apaixonado implora por nova chance de consertar as coisas, e o amor triunfa.
Mas na era da gratificação instantânea, o esforço de apertar o botão e ouvir a mensagem - ou, pior, ligar para um serviço e digitar um código - parece demasiado.
Muita gente detesta o processo ou, como Hamrick, o evita completamente, o que suscita a questão: o correio de voz está se tornando obsoleto?
"No passado, esse serviço era útil", diz Yen Cheong, 32, que trabalha como relações públicas em uma editora de Nova York e hoje praticamente só usa e-mails e mensagens de texto. No cálculo dela, verificar uma mensagem de voz requer entre sete e 10 passos, enquanto verificar um e-mail requer de zero a três.
"Se você deixa uma mensagem de voz, tenho de ligar para a caixa de mensagens, digitar meu código. Depois que ouço a mensagem, preciso do número do telefone; tenho de anotá-lo, e usualmente preciso ouvir a mensagem de novo para isso", ela diz, simulando exaustão.
Tim Kassouf, 24, de Baltimore, que se declara "inimigo declarado das mensagens de voz", contou que tinha 68 mensagens, 62 das quais não ouvidas, na caixa de mensagens de seu celular. Scott Taylor, 41, gerente sênior em uma empresa de comércio eletrônico em Phoenix, diz que as mensagens de voz "são um meio totalmente ineficiente de comunicação, uma coisa antiga demais".
Como muita gente, a mensagem de correio de voz de Taylor alerta as pessoas que tentam contactá-lo a ligar para seu celular ou enviar um e-mail, se têm pressa de falar com ele.
É um bom conselho. Pesquisas demonstram que responder a mensagens de voz demora mais que a outras formas de comunicação.
Dados da uReach Technologies, que opera os sistemas de mensagens de voz da Verizon Wireless e outras operadoras de telefonia móvel, demonstram que mais de 30% das mensagens de voz não são ouvidas por três ou mais dias, e que mais de 20% das pessoas que têm mensagens em suas caixas de entrada "raramente ligam" para verificá-las, diz Saul Einbinder, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da uReach.
Em contraste, 91% das pessoas com menos de 30 anos de idade respondem a mensagens de texto em prazo de uma hora, e é quatro vezes mais provável que respondam a elas do que a mensagens de texto em prazo de minutos, de acordo com um estudo que a Opinion Research conduziu para a operadora de telefonia móvel Sprint, em 2008. Até mesmo as pessoas de mais de 30 anos têm duas vezes mais probabilidade responder em minutos a uma mensagem de texto do que a uma mensagem de voz, constatou o estudo.
Não existem estudos comparativos sobre o volume de mensagens de voz que os norte-americanos utilizam hoje, em comparações a períodos passados, mas se essa tecnologia parece destinada à obsolescência - como muitos especialistas em comunicação suspeitam -, o que propele a tendência são os hábitos dos jovens.
As pessoas de menos de 25 anos costumam responder às mensagens de amigos e familiares sem verificar o conteúdo da mensagem primeiro. Graças à tecnologia dos celulares, elas podem ver quem ligou e retornar a ligação diretamente, sem primeiro verificar a caixa de mensagens. "Você não recebeu o recado?", perguntam os pais. "Não", dizem os filhos, "mas vi que você ligou".
Para atender às pessoas que não têm paciência com as mensagens de voz, as operadoras de telefonia móvel estão lançando novas alternativas em formato texto que prometem tornar a comunicação mais fácil e mais eficiente.
A mais popular é o Visual VoiceMail, que vem como padrão no iPhone e está disponível outros celulares inteligentes, como o Samsung Instinct e o BlackBerry Storm. O aplicativo exibe mensagens em uma caixa de entrada visual, como a do e-mail, e permite que os usuários escolham que mensagem ouvir, na ordem que preferirem.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Estreia do Skype congestiona Apple Store
A Skype tornou disponível, nesta terça (31), uma versão do programa P2P para os telefones da Apple.
Ao longo do dia, a loja da Apple onde o aplicativo fica disponível para download viveu picos de acesso que a deixou lenta em vários momentos.
O programa permite que o usuário faça chamadas usando o serviço de VoIP sempre que encontrar uma rede Wi-Fi disponível.Não é possível, portanto, fazer ligações pelo Skype utilizando conexões do tipo 3G, GPRS e EDGE.
Após estrear para iPhones, a Skype prepara um aplicativo para os aparelhos BlackBerry, da Research in Motion. A empresa também já anunciou o Skype para celulares da Nokia e para os aparelhos que utilizam o Android, o sistema operacional do Google para celulares, e o Windows Mobile.