28/08/09
A campanha TCK TCK TCK (tique-taque de um relógio em inglês) chegou ao Brasil para conscientizar a população sobre as mudanças climáticas. O movimento já é conhecimento globalmente e tem como objetivo a assinatura de um novo acordo sobre o clima durante a Conferência das Partes (COP-15), entre os dias 7 e 18 de dezembro, em Copenhagen na Dinamarca.
Os conselheiros brasileiros do movimento apresentaram os planos para o país, que engloba vários órgãos da sociedade civil. O mercado publicitário conheceu a ação durante o Festival de Cannes, com a apresentação da Euro RSCG e da ONG Advertising Comunity Together (ACT), que contou com a participação de Bob Geldof e Kofi Annan (ex-secretário geral das Nações Unidas).
Dez capitais brasileiras vão sediar, neste fim de semana, eventos comemorativos aos 100 dias para o começo da conferência. Entre as ações estão a instalação, na Praia de Copacapana (RJ), Parque do Ibirapuera (SP) e Farol da Barra (BA), de relógios de 10m de altura com contagem regressiva, que serão alimentados por energia solar.
No Brasil, a campanha Tictactictac arrecadou US$ 150 mil e pode chegar a US$ 6 milhões no mundo. Além disso, o site da ação está com quase um milhão de assinaturas. O movimento terá anúncios na Veja, já negocia com jornais e com a Globo para veicular um comercial de 30 segundos durante duas semanas, de acordo com Sandra Sinicco, CEO do Grupo Casa e voluntária responsável pela comunicação da causa. A peça para a TV foi criada pela EuroRSCG de Paris foi adaptada pela Rebouças & Associados.
Vários países também vão contar com um grande evento no dia 21 de setembro, quando acontece a Assembleia Geral das Nações Unidas. Entre as ações de publicidade estão: as estratégias de marketing pela Agência Salve e as peças de entidades como Greenpeace e WWF.
A campanha também está presente na política, nas áreas sindicais e sociais. Todos os esforços visam pautar a agenda dos participantes da conferência e alertar a população sobre a causa.
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