quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Ibope zera audiência durante apagão

11/12/09

O Ibope vai descartar os índices de audiência registrados na noite do dia 10 de novembro, quando um apagão elétrico afetou várias cidades do país. A decisão vai ser anunciada oficialmente ainda nesta quinta-feira, por meio de comunicado.

Segundo o site Na Telinha, a decisão foi tomada junto com as emissoras de TV e as agências de publicidade que preferiram zerar os números alcançados naquele dia, depois de estranharem o fato de que mesmo sem energia em quase toda a cidade, a TV Globo pontuou na capital paulista.

Após o apagão, Ibope falhou mais duas vezes, nos dias 15 e 22 de novembro. Os episódios geraram desconfiança e reclamações por parte das emissoras, sobretudo da TV Record, que exibiu uma matéria no programa “Domingo Espetacular” acusando o instituto de favorecer a Rede Globo, pois o problema na medição ocorreu no horário mais acirrado da briga pela audiência. O Ibope havia culpado as operadoras de telefonia pela falha, o que foi negado pelas empresas TIM e Vivo.

Na época da discussão, agências e anunciantes saíram em defesa do Ibope. Confira as notas das Associações:

"O sistema brasileiro de mensuração de audiência de TV, operado pelo Ibope (aqui e em diversos países da América Latina), tem o objetivo de servir ao mercado publicitário como um todo, não se atendo aos interesses específicos de uma empresa ou grupo em particular, seja do setor de anunciantes, seja do setor de agências, seja do setor de veículos.

Eventuais questões sobre o sistema e suas particularidades devem ser resolvidas tecnicamente pela Comissão ABAP-Redes, constituída e mantida justamente com o objetivo de resolver qualquer assunto relacionado ao tema e para cuidar da sua governança.

A ABA (que representa as empresas anunciantes), a ABAP (que representa as agências de publicidade) e o Grupo de Mídia reafirmam sua confiança no sistema adotado e mantido no país, pois é um sistema de padrão internacional, de alto nível de excelência, existente em diversos mercados, devidamente adaptado para o Brasil, adotado por todas as redes de TV nacionais e utilizado como padrão de referencia por anunciantes e agencias.

O sistema brasileiro de mensuração de audiência de TV é permanentemente monitorado pela Comissão ABAP-Redes e está em constante evolução, sendo periodicamente auditado pela Ernst & Young, maior autoridade nesse assunto em todo o mundo.


São Paulo, 2 de dezembro de 2009.

ABA - Associação Brasileira de Anunciantes
ABAP - Associação Brasileira de Agências de Publicidade
Grupo de Mídia de São Paulo"

Enquete
Diante da polêmica, o Adnews iniciou enquete a fim de saber dos leitores do site a opinião sobre a imparcialidade do Ibope. Quase 5 mil pessoas votaram e o resultado foi o seguinte: 60,6% não acreditam na imparcialidade do Insituto, enquanto 39,4% o fazem.

Em sua defesa, o Ibope divulgou comunicado oficial em que credita a instabilidade na medição ao apagão que acometeu 9 Estados brasileiros no início de novembro.

O Instituto ainda alegou que "mesmo respeitando o direito de manifestação do cliente, discordamos das críticas apresentadas, considerando que este é um problema momentâneo. O IBOPE está trabalhando intensamente na regularização da publicação desses dados para superar essa instabilidade." E concluiu: " a empresa está pautada em valores e processos que buscam constantemente a excelência na qualidade do serviço prestado e no atendimento a todos os seus clientes.

Conforme já citado pelo Adnews, o Ibope mantém sigilo sobre os 750 domicílios onde estão instalados os softwares que medem a audiência da televisão na Grande S.Paulo. “Ele [o telespectador que faz parte da amostra] não pode sair por aí falando que tem peoplemeter”, afirmou o diretor-geral do Ibope, diz Flavio Ferrari, afirmou em entrevista a Daniel Castro, jornalista do portal R7.

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