07/03/09
Um tribunal da Alemanha multou em 1.800 euros um homem por inadvertidamente passar adiante um SMS afirmando que, ao vizualizá-lo, o destinatário havia matado um turco.
Logo após a Alemanha derrotar a Turquia na Copa Euro 2008 de futebol, o jovem de 28 anos de idade enviou uma mensagem de texto com a frase “ao abrir esse SMS, você matou um turco.”
O texto também pedia ao destinatário para encaminhar o SMS a outras pessoas e, dessa forma, “limpar a competição de futebol”. Por causa disso, o alemão foi considerado culpado por racismo e por estímulo à violência.
Entretanto, o tribunal de Lindau suspendeu a acusação – que poderia ter resultado em uma sentença de prisão – em troca do pagamento de uma multa, porque havia dúvidas acerca da acusação e dos motivos que levaram o homem a agir dessa maneira.
O acusado encaminhou a mensagem acidentalmente para o primeiro nome da sua lista de contatos em junho do ano passado, de acordo com seu advogado, Karl Laible. Segundo Laible, o SMS foi enviado apenas esta vez.
“A única razão de a mensagem ter sido descoberta é que a casa onde o destinatário do SMS vivia estava sendo revistada pela polícia e o seu celular foi confiscado”, ele explicou.
sábado, 7 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário