quinta-feira, 12 de março de 2009

Pai da web é contra novos anúncios do Google

12/03/09

Na mesma semana em que o Google anunciou os testes de publicidade online baseados nas informações que usuários deixam na rede, o criador da web, Tim Berners-Lee se posicionou contra a coleta de dados.

De acordo com notícia publicada no site Brand Republic, Berners-Lee disse, durante uma pequena conferência na região central de Londres, que as informações dos usuários não devem ser recolhidas por empresas de internet capazes de vender a anunciantes.

Para o criador da web, as URLs que as pessoas usam revelam “informações extremamente sensíveis”, pois diz a respeito de vidas, amores, ódios e medos.

"Haverá uma grande pressão comercial para liberar esses dados. O princípio é que ela não deveria ser recolhida em primeiro lugar", disse Berners-Lee, de acordo com a publicação.

Ao definir a implementação do novo programa publicitário de AdSense, incluindo dados de sites e vídeos visitados pelos usuários e cookies, o Google diz que não colherá informações de páginas que contenham conteúdos políticos, religiosos, financeiros ou pornográficos.

O Google também permite que o usuário opte por não participar do programa, instalando um plug-in no navegador.

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