segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
FIAT lança aplicativo para divulgar o FIAT 500
Para divulgar o FIAT 500, um ícone do design italiano que a FIAT lançou recentemente no Brasil, a montadora aposta na interação do usuário com o iPhone. Um aplicativo brinca com um dos principais atributos do Cinquecento: a personalização. O recurso sugere um modelo de FIAT 500 "ideal" à imagem e ao estilo de quem o consulta.
É uma brincadeira com ícones e expressões faciais que busca demonstrar o quanto o Cinquecento dá escolhas ao consumidor. Após fotografar alguém por meio do iPhone, o aplicativo permite a leitura dos traços e também de sua feição e sugere um carro personalizado.
Caso a pessoa queira ver outras opções do carro, basta chacoalhar, literalmente, o telefone e outras versões do Fiat 500 surgirão na telinha do celular. A AgênciaClick é responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.
“O celular como mídia interessa bastante na estratégia de comunicação da FIAT, é o mais próximo que podemos estar do consumidor. Além disso, a montadora já o utiliza há bastante tempo no seu mix de mídia e como parte dos pacotes do próprio carro. Para o FIAT 500 decidimos aliar tecnologia a uma das principais características do carro que é as inúmeras possibilidades de personalização”, diz João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da FIAT.
sábado, 19 de dezembro de 2009
"Legendários" irá misturar aventura, humor e jornalismo
A Rede Record já trabalha na produção do novo projeto da linha de shows da emissora, “Legendários”, previsto para estrear no horário nobre em março e que contará com a apresentação de Marcos Mion.
De acordo com o Jornal da Tarde, a nova atração da Record irá misturar jornalismo, aventura e humor e será veiculado uma vez por semana. Um dos repórteres do programa, o paraquedista Gui Pádua já gravou várias matérias para a nova atração em diversos países, como Malásia, Itália, Áustria, Suíça, França e Holanda.
Além do paraquedista, o programa contará em seu elenco com os atores Marcelo Marrom e Miá Mello, que fazem parte do grupo Deznecessários. Os dois serão os responsáveis pela parte humorística. Já João Gordo fará as matérias em Brasília, nas quais ele irá criticar e alfinetar os políticos. O quadro será parecido com os de Danilo Gentili, no “CQC”, e o de Sabrina Sato, no “Pânico”.
Outros dois nomes confirmados na atração são os de Felipe Solari, ex-VJ da MTV, e Jaqueline Khury, que participou da oitava edição do “BBB”.
A Record ainda não definiu o dia nem o horário de exibição da atração. Porém, segunda, quarta e sábado são os dias mais cotados para a exibição do programa.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Oi cria serviço de torpedo a cobrar
A Oi lançou um serviço de torpedo a cobrar. O cliente envia a sua mensagem através do seu aparelho e quem paga é o destinatário, ou seja, quem a recebe.
Cada mensagem recebida custa R$ 0,45 (quarenta e cinto centavos) e todos os clientes Oi, independente do plano de serviços adquirido, podem utilizar o serviço. Inclusive, mesmo que o ele não possua saldo, pode enviar mensagens aos seus contatos, já que quem paga é o destinatário. Caso o destinatário também não tenha saldo, a mensagem ficará armazenada até durante 24 horas para que ele possa inserir créditos e receber o torpedo dentro desse período.
O processo de envio e recebimento das mensagens é simples e rápido. O cliente (remetente) envia a sua mensagem de texto a cobrar para seu contato através do 9090 número do Oi ou 9090 DDD número do Oi para chamadas de longa distância. O destinatário recebe um alerta informando o recebimento do torpedo a cobrar e responde ao remetente com a palavra SIM se deseja recebê-lo. O remetente recebe uma mensagem de confirmação de aceite do destinatário e em seguida o torpedo original é enviado.
O serviço oferece também uma série de funcionalidades como autorizar ou bloquear o recebimento de torpedos a cobrar de um determinado número, pré-autorizar o recebimento de mensagens a cobrar de familiares e ainda elaborar uma agenda.
Para saber mais informações sobre o Torpedo a Cobrar, basta o cliente acessar o endereço www.oi.com.br/torpedoacobrar ou enviar por meio de seu aparelho o comando AJUDA para 9090.
sábado, 12 de dezembro de 2009
YouTube pode lançar canal de esportes para 2010
O cofundador e diretor executivo do YouTube, Chad Hurley, anunciou durante a conferência Le Web, em Paris, que a empresa deverá apresentar em 2010 um canal de esportes.
De acordo com o Portal Terra, o canal exibirá o melhor das competições, inclusive os jogos paraolímpicos. Ainda segundo o site, o YouTube está firmando um acordo com a SportAccord para distribuir conteúdos em vídeos sobre diversos eventos esportivos.
A SportAccord representa um grupo de 104 federações esportivas mundiais, que incluem basquete, natação e competições paraolímpicas, e deve oferecer mais de 2 mil vídeos ao YouTube a partir do início de 2010.
Hurley também declarou que o YouTube se interessa cada vez mais em transmitir eventos ao vivo. "Estamos tentando melhorar a nossa presença nesta área. Seria muito bom poder hospedar um evento mensal e poder fazê-lo o mais global possível", disse ele, de acordo com o site do jornal Telegraph.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Ibope zera audiência durante apagão
O Ibope vai descartar os índices de audiência registrados na noite do dia 10 de novembro, quando um apagão elétrico afetou várias cidades do país. A decisão vai ser anunciada oficialmente ainda nesta quinta-feira, por meio de comunicado.
Segundo o site Na Telinha, a decisão foi tomada junto com as emissoras de TV e as agências de publicidade que preferiram zerar os números alcançados naquele dia, depois de estranharem o fato de que mesmo sem energia em quase toda a cidade, a TV Globo pontuou na capital paulista.
Após o apagão, Ibope falhou mais duas vezes, nos dias 15 e 22 de novembro. Os episódios geraram desconfiança e reclamações por parte das emissoras, sobretudo da TV Record, que exibiu uma matéria no programa “Domingo Espetacular” acusando o instituto de favorecer a Rede Globo, pois o problema na medição ocorreu no horário mais acirrado da briga pela audiência. O Ibope havia culpado as operadoras de telefonia pela falha, o que foi negado pelas empresas TIM e Vivo.
Na época da discussão, agências e anunciantes saíram em defesa do Ibope. Confira as notas das Associações:
"O sistema brasileiro de mensuração de audiência de TV, operado pelo Ibope (aqui e em diversos países da América Latina), tem o objetivo de servir ao mercado publicitário como um todo, não se atendo aos interesses específicos de uma empresa ou grupo em particular, seja do setor de anunciantes, seja do setor de agências, seja do setor de veículos.
Eventuais questões sobre o sistema e suas particularidades devem ser resolvidas tecnicamente pela Comissão ABAP-Redes, constituída e mantida justamente com o objetivo de resolver qualquer assunto relacionado ao tema e para cuidar da sua governança.
A ABA (que representa as empresas anunciantes), a ABAP (que representa as agências de publicidade) e o Grupo de Mídia reafirmam sua confiança no sistema adotado e mantido no país, pois é um sistema de padrão internacional, de alto nível de excelência, existente em diversos mercados, devidamente adaptado para o Brasil, adotado por todas as redes de TV nacionais e utilizado como padrão de referencia por anunciantes e agencias.
O sistema brasileiro de mensuração de audiência de TV é permanentemente monitorado pela Comissão ABAP-Redes e está em constante evolução, sendo periodicamente auditado pela Ernst & Young, maior autoridade nesse assunto em todo o mundo.
São Paulo, 2 de dezembro de 2009.
ABA - Associação Brasileira de Anunciantes
ABAP - Associação Brasileira de Agências de Publicidade
Grupo de Mídia de São Paulo"
Enquete
Diante da polêmica, o Adnews iniciou enquete a fim de saber dos leitores do site a opinião sobre a imparcialidade do Ibope. Quase 5 mil pessoas votaram e o resultado foi o seguinte: 60,6% não acreditam na imparcialidade do Insituto, enquanto 39,4% o fazem.
Em sua defesa, o Ibope divulgou comunicado oficial em que credita a instabilidade na medição ao apagão que acometeu 9 Estados brasileiros no início de novembro.
O Instituto ainda alegou que "mesmo respeitando o direito de manifestação do cliente, discordamos das críticas apresentadas, considerando que este é um problema momentâneo. O IBOPE está trabalhando intensamente na regularização da publicação desses dados para superar essa instabilidade." E concluiu: " a empresa está pautada em valores e processos que buscam constantemente a excelência na qualidade do serviço prestado e no atendimento a todos os seus clientes.
Conforme já citado pelo Adnews, o Ibope mantém sigilo sobre os 750 domicílios onde estão instalados os softwares que medem a audiência da televisão na Grande S.Paulo. “Ele [o telespectador que faz parte da amostra] não pode sair por aí falando que tem peoplemeter”, afirmou o diretor-geral do Ibope, diz Flavio Ferrari, afirmou em entrevista a Daniel Castro, jornalista do portal R7.segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
MINI Challenge chega ao Brasil em 2010
A Família Vicar ganhou mais um integrante de peso. A partir de 2010, a programação da principal categoria do automobilismo nacional contará com as provas do MINI Challenge, disputa consagrada em países europeus e da Oceania e que chega pela primeira vez à América Latina. A novidade é fruto da parceria da Vicar Promoções Desportivas, realizadora da Stock Car, e do BMW Group Brasil e tem como objetivo proporcionar mais um opção para aqueles que pretendem ingressar nas disputas de Turismo.
Destaque em países como Inglaterra, Espanha, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia, o MINI Challenge é mais uma opção para a prática do automobilismo. Com a força e o charme da marca, tem tudo para se tornar mais um sucesso no calendário esportivo nacional, especialmente em razão de seu custo estimado de R$ 210.000,00.
Os carros serão importados da Inglaterra e o modelo participante é o MINI John Cooper Works CHALLENGE, com motor de 211 cv, com quatro cilindros em linha, com turbo-compressor e injeção direta de gasolina. Com 1.598 cc, pode atingir 240 km/h. O peso mínimo, incluindo o piloto, é de 1.170 kg. Ao longo da temporada, a manutenção ficará a cargo da JL Racing, fornecedor exclusivo dos motores, chassis e demais componentes dos carros da Stock Car, que alugará os carros e prestará toda a assistência de pista aos pilotos.
O MINI Challenge chega ao Brasil para consolidar o excelente momento que a marca MINI está passando no país. Desde sua chegada, em abril deste ano, as vendas da marca superaram a expectativa do BMW Group. “Quando um campeonato como o MINI Challenge chega ao Brasil, faz-se necessário formar parcerias com marcas que partilham a paixão e valores desportivos intrínsecos da nossa marca. A parceria da MINI Challenge com a Vicar contempla esses valores e vai fortalecer o desenvolvimento do campeonato agora no Brasil”, afirmou Henning Dornbusch, Diretor Presidente do BMW Group Brasil, durante a apresentação do modelo MINI Challenge apresentado no último fim de semana à imprensa e pilotos da Stock Car.
Carlos Col, Diretor Presidente da Vicar, também destacou a parceria. “É uma grande honra para a Vicar abrigar em seu evento esta tão charmosa categoria, que já é sucesso mundo afora. Ter a parceria com uma empresa da envergadura do BMW Group Brasil é um grande passo dentro das realizações da Vicar”, destaca durante o evento.
Por fim, acrescentou Martin Fritsches, Diretor da MINI: “O MINI não é somente uma marca com forte apelo de marketing, comportamento e lifestyle, mas sim uma marca que teve suas origens no esporte. Não podemos esquecer que o MINI tornou-se mundialmente conhecido no automobilismo após ser campeão do Rallye de Monte Carlo na década de 60. Este espírito de esportividade é conservado na marca até hoje e, portanto, a MINI Challenge é a maneira perfeita para transmitir esta essência do modelo MINI Cooper S John Cooper Works através do esporte.”
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Blogueiro testa Windows 7 em salto de paraquedas
03/12/09
O desafio está no ar: saltar de paraquedas e, ao mesmo tempo, utilizar ferramentas do sistema operacional Windows 7 para postar texto com foto no blog. O blogueiro Rodolfo Castrezana, 38 anos, aceitou essa missão e o resultado pode ser conferido em vídeo na internet, a partir dessa quinta-feira (03/12). A ação inédita faz parte da plataforma de comunicação de lançamento do Windows 7, assinada pela agência Wunderman, e tem como objetivo mostrar o quanto o novo sistema operacional da Microsoft é simples e fácil de usar.
Internautas poderão assistir o filme com a queda livre clicando no ícone do Windows 7, localizado na TAB do Windows Live Messenger, pelo blog www.omedi.net, editado por Castrezanas, ou então acessando o canal de Vídeo do MSN (http://video.msn.com/?mkt=pt-br) ou site de Windows. “Tamanho risco eu nunca passei”, acrescentou o blogueiro ao comentar sua aventura.
De acordo com Maria Heloisa Morel, diretora de marketing da área de Consumer e Online da Microsoft Brasil, o lançamento do Windows 7 é o maior movimento de aproximação direta com o consumidor final já praticado pela empresa no Brasil. “Em todas as etapas, desde a concepção do produto até as ativações da campanha, a participação do consumidor foi constante, sendo a principal voz a ser ouvida”, completou a executiva. O programa foi concebido para simplificar ao máximo as tarefas do dia-a-dia, reduzir o tempo de iniciação das máquinas e possibilitar a conexão com redes de computadores, celulares e aplicativos, além de funcionar com telas sensíveis ao toque.
A campanha de lançamento do software no Brasil contemplou uma série de ações inovadoras. Segundo Paulo Sanna, vice-presidente de criação da Wunderman, o objetivo do vídeo é reforçar ainda mais o mote “Incrivelmente Simples”. “Dessa forma mostramos na prática e em uma ocasião inimaginável, que o Windows 7 é eficiente nas mais diversas situações”, destacou.
O blogueiro Rodolfo Castrezana saltou de paraquedas na região de Boituva, interior de São Paulo. Na queda livre, em uma trajetória com 12 mil pés de altura, ele conseguiu logar no Windows 7, procurar uma foto pela ferramenta de busca, abrir o Windows Live Writer para escrever o texto, tratar a imagem no Windows Live Galeria de Fotos, publicar o post e, finalmente, utilizar o recurso Aeroshake para organizar a área de trabalho. Para acoplar o computador no corpo, um suporte foi desenvolvido exclusivamente para a ação.quinta-feira, 26 de novembro de 2009
TVs sem borda chegam ao mercado brasileiro
Uma nova linha de televisões LCD com a tecnologia LED e sem borda chega ao mercado brasileiro.
Chamadas de Live Bordless, a TV não possui separação entre a imagem e a moldura interna do produto. O modelo SL90, da LG, vem em dois tamanhos: de 42 e 47 polegadas.
Os produtos, com apenas 2,9cm de espessura, por conta da redução do tamanho da lâmpada e da diminuição da camada de difusores de luz, possuem resolução Full HD, 20W de potência de áudio, Bluetooth, três entradas HDMI, RGB e ainda vem com saída digital óptica de áudio.
Já os modelos SL80 são LCD Slim e vem nos tamanho de 32, 42, 47 e 55 polegadas. As TVs têm resolução máxima de 1920 x 1080 pixels e possuem a função TruMotion, que expões 240 quadros por segundo, o que garante qualidade em cenas de ação e velocidade.
Com formato de tela de 16:9, a linha SL80 possui as mesmas conexões que o modelo SL90, mas tem menor potência de áudio. Os preços sugeridos variam entre R$ 3.299 (32´´) até R$ 8.999 (55´´).
Todos os produtos possuem conversos digital integrado e têm a função Time Machine Ready, que permite gravar o conteúdo da TV digital aberta em um HD externo.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Skol apresenta nova forma de comunicar o tempo
Skol apresenta mais uma novidade aos consumidores na Internet. Trata-se da Garota do Tempo, um aplicativo que fornece a previsão do tempo de forma irreverente, interativa e divertida. Desenvolvida em parceria com o Climatempo, a ferramenta está disponível no site da marca (www.skol.com.br) e em Tabs do MSN, a partir de 16 de novembro.
Produzido pela F/Nazca, a Garota do Tempo Skol possui diferentes combinações de tempo, oferecendo um serviço completo ao público com todas as possibilidades de clima. “A Skol busca sempre surpreender o consumidor antecipando tendências no mercado. Mais uma vez a marca dá um passo adiante e apresenta a forma da Skol em comunicar o tempo: mais irreverente e divertida”, afirma Sérgio Eleutério, gerente da plataforma jovem da Skol.
Entre as novidades, a ferramenta capta as condições reais de temperatura e clima para montar o personagem, que aparece caracterizada de acordo com cada temperatura. Com cobertura nacional, o aplicativo permite também comparar a temperatura e previsão do dia ou da semana em até quatro cidades.
A partir de discursos personalizados e mensagens customizadas por gênero, diferentes abordagens são utilizadas para informar a previsão do tempo para homens e mulheres, inclusive com o nome do internauta que a acessa.
A Garota do Tempo será divulgada em tabs no MSN e portais Terra, Uol, Globo.com, MTV, Vírgula, Yahoo, além de Google, Facebook. Para chamar a atenção do público, as peças de mídia questionam sobre o clima do dia de um jogo de futebol, de um final de semana ou feriado. Também foram desenvolvidos materiais de ponto de venda com cartazetes com tinta especial sensível à temperatura e gigantografias interativas.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Lula vai receber proposta para plano nacional de banda larga
O presidente Lula deve receber até o dia 24 deste mês o esboço de um projeto para ampliar o acesso à internet em alta velocidade no país, afirmou o coordenador de inclusão digital da Presidência, Cezar Alvarez.
No final de outubro, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, já havia afirmado que o plano nacional de banda larga terá necessidade de investimentos de R$10 bilhões numa primeira etapa. Segundo ele, o governo está trabalhando para promover licitações de frequências de acesso rápido à Web no primeiro trimestre de 2010.
O ministro também afirmou que o governo pretende oferecer frequência usada para banda larga com tecnologia WiMAX.
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, disse que o governo tem expectativa do país ampliar o número de acessos à Internet rápida para 165 milhões até 2018. Atualmente, segundo ele, existem 15 milhões de acessos no país. E a oferta de banda larga está concentrada no Sudeste, sendo oferecida por empresas de TV a cabo e operadoras de telefonia.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
SporTV na contagem regressiva para a Copa de 2010
10/11/09
No dia 11 de novembro, exatos sete meses antes do início da Copa do Mundo da África do Sul, o SporTV começa no ar uma campanha exibindo cinco chamadas produzidas e distribuídas pela empresa belga Take Five.
Os vídeos possuem versões de um minuto e de 30 segundos e destacam, sob diferentes ângulos, a relação de amor do povo africano com o futebol. “É impossível assistir e não se impressionar. Ao mesmo tempo em que você descobre culturas tão diferentes, nota que o amor pelo esporte nos aproxima. Esse olhar antropológico também estará presente na nossa cobertura”, explica Daniel Quiroga, coordenador de Marketing do SporTV.
A campanha é o pontapé inicial para a cobertura do SporTV para a Copa do Mundo FIFA 2010. As chamadas, que seguem o conceito “Football Made in Africa” serão veiculadas também, até 31 de dezembro, nos canais Globosat HD, Multishow, GNT, Telecine, Canal Brasil, Globo News, Universal Channel, Sexy Hot e PFC.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
SDE começa analisar possível compra da GVT pela Telefônica
A SDE (Secretaria de Direito Econômico) do Ministério da Justiça abriu ato de concentração para examinar a possível compra do controle acionário da GVT pela Telefônica. O ato foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União e foi formalizado a pedido da Telefônica.
Com isso, a compra das ações representativas do capital social da GVT, que está sendo disputada também pelo grupo francês Vivendi, ganha mais um capítulo. Ontem, em assembléia extraordinária, os acionistas da GVT aprovaram a retiradas dos obstáculos à venda do seu estatuto.
A Telefônica fez uma oferta pública pela empresa de R$ 48,00 por ação, no dia 7 de outubro, um mês após da apresentação da oferta amigável da Vivendi de R$ 42,00 por ação. Para continuar na disputa, o grupo francês terá que fazer nova oferta com valor 5% maior que o da Telefônica.
Caso não haja nova oferta da Vivendi, a Telefônica poderá arrematar as ações da GVT no leilão marcado para o próximo dia 19, conforme edital publicado pela operadora. Para isso, depende da anuência prévia da Anatel, processo ainda em análise na agência.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Busca de convite para novo Orkut pode esconder golpe
A busca por convites para o novo Orkut, lançado ontem pelo Google, já fez surgir comunidades de aproveitadores online que podem roubar senhas e informações dos usuários mais afoitos.
Uma das comunidades "Quero convite para o novo Orkut", com 3.871 membros, mostrava, na noite desta quinta-feira, instruções para que os usuários copiassem um código JavaScript e colassem no campo de endereços do navegador com a promessa de, em dois minutos, ter acesso à nova interface.
Na manhã desta sexta-feira, essa comunidade aparecia com a mensagem "Comunidade temporariamente fechada até resolvermos o problema do Danilo Fake que fica roubando o perfil da galera. Boa champ, você conseguiu."
O Google diz que as únicas maneiras de conseguir um convite para o novo Orkut são acompanhar o blog do personagem fictício Danilo Miedi (em http://danilomiedi.blogspot.com/) ou encontrar um amigo que já tenha acesso ao novo sistema e é identificado com um símbolo em forma de "O".
Danilo Miedi tem também uma comunidade chamada "Quero Convite para o novo Orkut" - e a maioria dos dados foi copiada naquela página falsa de mesmo nome -, e tem um perfil no Twitter (@danilomiedi).
Existem, entretanto, comunidade válidas onde as pessoas trocam convites para o novo Orkut, como a "Novo Orkut, quero convite".
domingo, 1 de novembro de 2009
Brasil e Venezuela firmam acordo para TV digital
Os governos do Brasil e da Venezuela fecham nesta sexta-feira (30), em Caracas, acordo de cooperação em TV digital. Na ocasião, os presidentes Lula e Hugo Chávez formalizarão a adoção do sistema nipo-brasileiro de televisão digital pela Venezuela.
O encontro, que contará ainda com a presença de ministros e assessores dos dois países deve ocorrer por volta das 11h, horário de Brasília. Na ocasião, serão discutidas as etapas para implantação do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), nome do padrão digital adotado pelo Brasil.
"O ISDB-T é o sistema de TV Digital mais avançado do mundo, com imagem de alta definição, que permite a portabilidade e mobilidade gratuitas e assegura a adoção de políticas públicas de amplo alcance social", avaliou o ministro das Comunicações Hélio Costa, que integra a comitiva brasileira em Caracas.
Em seis de outubro deste ano a Venezuela anunciou a decisão de adotar o sistema nipo-brasileiro de TV digital. Com a inclusão, já são cinco os países da América do Sul que utilizam o mesmo padrão. Além de Brasil e Venezuela, também fazem parte do grupo Argentina, Peru e Chile. A informação é do Ministério das Comunicações.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Google inaugura campus que traz "mimos" para os funcionários
A gigante da informática, Google, abriu nesta semana seus novos escritórios perto de Seattle, mais precisamente na cidade de Kirkland, Washington, no noroeste dos Estados Unidos. O campus tem vários restaurantes e até uma parede de escalada, disponibilizada aos funcionários, entre outras comodidades.
Mais de 350 dos cerca de 20 mil empregados do Google estão no terreno em Kirkland, onde podem comer de graça em diversos restaurantes, localizados dentro dos escritórios. O Google aplica uma política de ter fontes de alimento para os seus trabalhadores a não mais de 150m de distância.
Um sistema de "microcozinhas", um local especial para o café-da-manhã e a instalação de máquinas de bebidas são parte do plano da empresa para "mimar" seus empregados. Há também uma sala de jogos com pebolim e confortáveis sofás para relaxar durante os intervalos de trabalho.
Para que tanta comida não engorde os trabalhadores, as instalações incluem um ginásio e uma parede de escalada. Os funcionários podem fazer pausas curtas do esforço intelectual envolvido na sua jornada de trabalho para fazer algum esforço físico.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Orkut terá mudanças no Brasil
Os boatos sobre as mudanças na rede social Orkut foram confirmadas. O Google Brasil convidou a imprensa nesta quinta-feira (29) para revelar as novidades na interface.
O evento vai acontecer na sua sede em São Paulo e contará com a presença do diretor geral para Brasil, Alex Dias, o diretor de engenharia para América Latina, Berthier Ribeiro, e o diretor de produto para América Latina, Victor Ribeiro.
A reformulação no Orkut já estava planejada para outubro e está sendo desenvolvida em Belo Horizonte há pelo menos três meses . Há duas semanas, o Google Brasil teria vazado inadvertidamente o novo visual do Orkut na página para download da versão em português do navegador Chrome.
Segundo o site IDGNow, a suposta interface traz uma nova barra superior com links para outros serviços do Google, oferece cinco cores para o perfil e permite comentários nos status publicados pelo usuário, assim como o rival Facebook.segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Estudo diz que mais de 50% das vendas de laptops são ilegais
Muitos produtos da linha de informática ainda são comercializados ilegalmente e o resultado é a enorme perda de receita para o Brasil. Essa afirmação vem do Instituto Brasil Legal (IBL), que apresentou um estudo sobre a ilegalidade eletrônica no País.
O documento mostra que, em 2008, o mercado ilegal representou 35% do total comercializado. As vendas de notebooks foram de 12 milhões no período, e os equipamentos não declarados representaram 7,8 milhões. Atualmente, o País ocupa a quinta posição mundial em número de computadores pessoais vendidos.
sábado, 24 de outubro de 2009
Microsoft lança Windows 7 e quer melhores vendas de PCs
A Microsoft lançou, nesta quinta-feira, seu novo sistema operacional Windows 7, seu mais importante produto em mais de uma década, que tem por objetivo reconquistar os consumidores após o decepcionante Windows Vista e reforçar seu domínio sobre o mercado de computadores pessoais.
A empresa, maior fabricante mundial de softwares, cujos programas são usados em mais de 90 por cento dos computadores do mundo inteiro, recebeu críticas positivas ao novo sistema operacional, que espera ajudará a reconquistar o ímpeto em termos de nova tecnologia das rivais como a Apple e o Google.
"Trata-se do primeiro lançamento realmente significativo do Windows em uma década", disse o analista Brendan Barnicle, da Pacific Crest Securities, à Reuters Television. "Devido aos erros cometidos com o Vista, as pessoas realmente passaram a questionar a relevância da Microsoft no espaço da tecnologia. Por isso, o lançamento é um primeiro passo essencial para a reconquista da credibilidade pela companhia."
O novo sistema operacional, que é mais rápido e menos abarrotado, além de contar com novas funções de touch screen, chega às prateleiras três anos depois do lançamento do Vista, que frustrou muitos usuários com sua complexidade e foi rejeitado por clientes corporativos.
O sucesso do Windows --que responde por mais de metade dos lucros da Microsoft-- é crucial para restaurar a imagem da empresa como a mais importante no mercado mundial de software, acredita o presidente-executivo, Steve Ballmer.
"Poucas coisas me deixam mais animado que a chance de começar as vendas e distribuição", disse Ballmer a um público que lotava o evento de lançamento do Windows 7, em Nova York. "Vocês ficarão incrivelmente impressionados".
Ballmer fez demonstrações, com outros executivos, de uma série de novos dispositivos que operam o Windows 7, desde laptops ultrafinos a computadores touch screen maiores, destacando um novo aplicativo de leitura para o Kindle, desenvolvido pela Amazon.com, e programas de televisão do canal CBS com streaming ao vivo.
As vendas do novo Windows não devem afetar de imediato os números da Microsoft, que deve anunciar lucro trimestral em queda na sexta-feira.
As ações da empresa chegaram a cair 0,5 por cento nesta tarde, mas fecharam a sessão em alta de 0,04 por cento, a 26,59 dólares.
Mais barato que o Vista
A Microsoft irá cobrar 199,99 dólares pela versão Home Premium do Windows 7, ou 119,99 dólares para clientes que desejem atualizar versões anteriores do sistema operacional --bem abaixo dos preços comparáveis no caso do Vista.
Também terá uma série de ofertas em cooperação com o grupo de varejo Best Buy e fabricantes de computadores como a Dell e a Acer.
Nos Estados Unidos, consumidores poderão pela primeira vez adquirir computadores equipados com o software diretamente de uma loja Microsoft, com a inauguração da primeira de uma cadeia de lojas marcada para esta quinta-feira na cidade de Scottsdale, no Arizona.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Brasil está entre os que mais crescem no Twitter
O CEO do Twitter, Evan Williams citou o Brasil como um dos países que mais crescem em números de usuários no microblog. Segundo o site Terra, a afirmação foi feita nesta terça-feira (20), na sexta edição do Web 2.0 Summit que acontece em São Francisco, California.
John Batelle, jornalista e fundador da Federated Media Publishing, perguntou se Williams estava preocupado com o crescimento do Twitter em todo o mundo, já que é necessário aumentar a estrutura para manter as operações.
O CEO respondeu que a sua empresa tem capacidade e dinheiro para suportar. “Indonésia tem tido um crescimento louco. Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Japão também tiveram crescimento enorme", destacou, sem citar números.
Williams também foi questionado sobre como o Twitter ganha dinheiro. Ele disse que o lucro da empresa vem da publicidade e do próprio serviço. E garantiu que atualmente 97% dos lucros são reinvestidos na rede social para a melhoria do serviço.
O Web 2.0 Summit é um evento que pretende debater formas de aprimorar o uso de ferramentas e otimizar os negócios e acontece até quinta-feira (22).
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
CQC é eleito o melhor programa da TV brasileira
A campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania” escolheu neste domingo por 63% dos votos o "CQC", da Band, como o melhor programa exibido na TV brasileira. A informação foi confirmada nesta manhã pela assessoria de imprensa da organização.
Especialistas ligados à comunicação foram convidados para indicar uma lista com os cinco melhores programas. Outros programas concorreram: o Altas Horas (Rede Globo) ficou em segundo lugar com 11% , seguido de Castelo Rá Tim Bum (TV Cultura) com 9,7%, Roda Viva (TV Cultura) com 8,7% e Observatório da Imprensa, da TV Brasil, com 7,7%.
De acordo com Márcio Araújo, jornalista e Secretário-Geral da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, a reflexão sobre a programação permite mostrar que não é preciso violar direitos humanos para fazer uma TV de qualidade. “Os responsáveis por programas que figuraram nos rankings da baixaria costumam alegar que ‘isso é popular, traz alegria e audiência’. Não é verdade. A qualidade costuma vir acompanhada do respeito aos direitos humanos e à responsabilidade social”, destacou.
A partir das indicações foi elaborada uma enquete para a votação no site da campanha. Também foram entrevistadas 300 pessoas na Rodoviária do Plano Piloto de Brasília, totalizando 725 votos.
Participaram das indicações dos melhores programas em exibição na TV aberta brasileira os seguintes especialistas: Eugênio Bucci (jornalista e professor), Murilo César Ramos (professor), Venício de Lima (professor), João Freire (professor), Pedrinho Guareschi (filósofo e professor), Padre Geraldo Martins (CNBB), Márcio Araújo (CDHM), Toni Reis (ABGLT), Fátima Tassinari (ABGLT), Jacira Silva (MNU), Edgard Rebouças (professor), Cleomar Souza Manhas (INESC), Denise da Veiga Alves (CIMI), Isabella Henriques (Instituto Alana).
A campanha
“Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania” é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, em parceria com entidades da sociedade civil, e destina-se a promover o respeito aos direitos humanos e à dignidade do cidadão nos programas de televisão. A campanha nasceu em 2002, resultado das deliberações da VII Conferência Nacional de Direitos Humanos, maior evento anual do setor no país.
Dia 21 de outubro é o Dia Nacional Contra a baixaria na TV.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Sony anuncia notebook mais leve do mundo
A Sony acaba de lançar o notebook mais fino do mundo é o Sony X. De acordo com o site Terra, o "note" é feito de fibra de carbono, tem tela de 11,1 polegadas e pesa apenas 655 gramas.
O aparelho possui processador Intel Atom Z550 a 2 GHz, drive de estado sólido e gráicos Intel GMA 500.
A empresa também divulgou que a bateria funciona por até 17 horas com uma única carga. O notebook deve custar a partir de US$ 1,3 mil.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Microsoft traz três aparelhos com Windows Phone ao Brasil
A Microsoft lança nesta terça-feira em todo o mundo a nova versão do seu sistema operacional para telefones, agora chamado de Windows Phone. Três fabricantes vão começar a vender em novembro aparelhos com o sistema no Brasil: Samsung, HTC e LG.
A grande diferença do Windows Phone, de acordo com a Microsoft, é uma nova experiência de uso no telefone, com inteface ajustada para telas sensíveis ao toque.
"Windows Phone não é mais um dispositivo, é um conceito que se materializa em diversos aparelhos dos fabricantes. Serão cerca de 30 celulares com o conceito Windows Phone até o final do ano", explicou Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil. Segundo a empresa, já foram vendidos mais de 1 milhão de smartphones com Windows Mobile no país.
Os aparelhos contam com o serviço MyPhone, que faz backup das informações do celular, e acesso ao Windows Marketplace for Mobile, loja de aplicativos e serviços online.
Os três aparelhos que chegam ao Brasil têm conectividade 3G e serão vendidos inicialmente pela operadora Tim. Samsung Omnia II e HTC Touch2 têm tela sensível ao toque e rodam a versão Professional do Windows Phone, e o LG GW550, com teclado QWERTY integrado, usa a versão Standard do sistema operacional. A Tim não informou os preços sugeridos dos aparelhos.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Nova identidade dos brasileiros terá dois chips
O grupo que trabalha nas especificações técnicas do Registro de Identidade Civil (RIC) prevê que o cartão de policarbono que vai substituir as carteiras de identidade terá, ao menos no início, dois chips - um para operações que não exijam contato, como passar por uma catraca ao entrar em um estádio de futebol, e outro para interfaces relacionadas a identificações mais seguras, em trocas de informações com a Receita Federal, por exemplo.
Há principalmente dois motivos para essa opção, segundo o diretor de infraestrutura de chaves públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Maurício Coelho: o legado de leitoras instaladas e em operação, que não pode ser desprezado - uma vez que a troca de todos os equipamentos teria impacto sobre o custo global do projeto; e a percepção de que as tecnologias sem contato ainda não estão suficiente maduras na questão de segurança.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Google lança amanhã serviço que une Gmail e MSN
Amanhã, dia 30, o Google Wave será aberto para testes em versão exclusiva para 100 mil internautas entre 1 milhão de inscritos para testar o serviço. A novidade do Google mistura rede social, correio eletrônico e programas de mensagens instantâneas.
De acordo com a Folha Online, a plataforma ainda não acomoda todas as solicitações enviadas e para o site CNet, o serviço é repleto de erros e pode levar até um ano para ser um produto estável. O site também afirma que engenheiros do Google já estão resolvendo falhas que prejudicam a ferramenta.
Somente 3 mil desenvolvedores terão acesso ao Google Wave. O Chrome e o Android também possuem uma plataforma aberta para que os programadores adicionem aplicativos. A ideia do serviço é que os usuários saibam o que seus contatos estão fazendo em tempo real. No Wave, as letras já devem aparecer durante a digitação.
Outras possibilidades são: adicionar fotos armazenadas no PC do internauta, editar documento de texto, adicionar mapas e games ao sistema e adicionar vídeos. Ainda não há informações sobre como o Google Docs e o Gmail vão interagir na nova plataforma
"O Gmail é um serviço muito popular, várias pessoas o usam em todo o mundo. Estamos estudando modos de integrar o Wave a outros dos nossos serviços", afirma Lars Rasmussen.
domingo, 27 de setembro de 2009
Google começa a mostrar trânsito em tempo real
O Google Maps vai anunciar em breve um serviço que divulga informações de trânsito em tempo real no Brasil. Apesar de a companhia não ter anunciado a novidade oficialmente, a ferramenta já está funcionando para todos os usuários.
Agora, os internautas terão acesso às informações de trânsito em tempo real das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. É importante esclarecer que esse serviço é diferente do de transporte público, lançado no Rio de janeiro nesta semana.
Disponível no exterior já algum tempo a ferramenta funciona da seguinte forma: as informações de trânsito traçam linhas sobre os mapas do Google indicando como está a movimentação de automóveis nas principais vias/avenidas/estradas de cidades. A cor verde indica um fluxo normal; amarelo, um pouco lento; vermelho, congestionado; e preto com tracejados vermelhos, provavelmente está tudo parado.
Os usuários tmbém poderão conferir no mapa uma média/previsão de como estará o fluxo em qualquer dia e hora da semana que terá como base o histórico de informações sobre o tráfego coletado pelo Google.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Globo x Record nos ares
Globo e Record deram início a mais uma competição, mas bem diferente da audiência. Roberto Irineu Marinho e Edir Macedo, respectivamente os donos das emissoras, disputam para saber quem tem o melhor jato, cada um orçado em US$ 45 milhões.
É isso mesmo. Estão em curso de chegar ao país os dois novos aviões dos executivos.
Marinho já é dono de três Falcons (modelos 7X, 900 e 2000) e receberá um Gulfstream G550 – um jato transcontinental, onde cabem até dezoito passageiros. Já o chefe da Universal, dono de um Falcon 2000 e um Citation X, terá em breve um jato da ombardier equipado com dois banheiros.
Segundo a coluna Radar On-Line, os jatos são semelhantes. O de Macedo tem mais autonomia de voo, enquanto o global é mais largo.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Android 1.6 está pronto para desenvolvedores
O Google disponibilizou uma nova versão do Android, destinada aos desenvolvedores de aplicativos, no formato SDK (Software Developer Kit).O pacote traz diversas alterações simples. A maioria está relacionada às buscas dentro e fora do aparelho, na internet. Além disso, o pacote ainda oferece updates e novas ferramentas aos programadores.Outra novidade do Android 1.6 é a capacidade de reconhecer gestos com o aparelho. Desenvolvedores poderão produzir aplicativos sensíveis às diferentes formas de toque na tela do aparelho.Além disso, o sistema de fotografia e filmagem também ganhou um upgrade. Segundo a empresa, ativar uma câmera em um aparelho deve ficar 39% mais rápido. O tempo de espera entre a aquisição de fotos deve cair para 28%. A resolução dos aplicativos não está mais presa ao hardware e pode ser ajustada pelos programadores.Outras alterações incluem o recurso Text-to-Speech, alteração da Market UI e renovação do indicador de bateria. Agora é possível ver quais aplicativos estão consumindo mais energia do aparelho e desligá-los.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Pai do ISOHunt cria rede social de torrents
03/09/09
Serviço idealizado pelo criador do buscador de torrents ISOHunt mescla rede social e downloads.
Batizado de Hexagon, o site permite a criação de grupos privados para publicação e download de torrents. O criador do projeto, que ainda é restrito a usuários convidados, é Gary Fung, do popular buscador de torrents ISOHunt.
“A principal diferença entre o Hexagon.cc e os outros sites de compartilhamento de arquivos é que tudo está centralizado nos grupos. Achamos que o contexto social é algo importante que ainda falta tanto nas redes de troca quando nos sites de vídeos” escreveu Fung.
Apesar de ser inaugurado em um momento de crise do PirateBay, o maior tracker de torrenst do mundo, o Hexagon não tem como objetivo se tornar uma opção para a troca não-autorizada de filmes e músicas com direitos autorais.
O modelo de negócio do site é baseado em publicidade e tem até um programa para dividir a receita dos anúncios com os administradores dos grupos mais populares. Para atrair usuários corporativos ou grupos de trabalho, o Hexagon vai proteger a privacidade dos seus membros com sessões criptografadas.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Computadores da Sony virão com navegador do Google
01/09/09
Os computadores da linha Vaio, fabricados pela Sony, começarão a ser vendidos nos Estados Unidos, nos próximos meses, com o navegador Chrome, do Google, já instalado. Este é o primeiro acordo do gênero firmado pelo Google com um fabricante de computadores.
Segundo um artigo da BBC, os executivos do Google planejam para os próximos meses novos acordos deste tipo para promover o navegador Chrome, lançado em setembro do ano passado.
O Chrome ocupa distante quarto posto no mercado, com 2,59% de participação em julho, de acordo com o grupo de pesquisa Net Applications. O Internet Explorer, da Microsoft, lidera entre os navegadores, com 67,7%, seguido pelo Firefox, da Mozilla Foundation, com 22,5% e o Safari, da Apple, com 4%.
"A resposta dos usuários do Google Chrome foi excelente e nós vamos continuar a explorar maneiras de tornar o navegador acessível ao maior número de pessoas", disseram executivos da empresa em declarações à BBC.
Segundo informações do site do Wall Street Journal, o acordo entre as duas empresas foi confirmado por um porta-voz da Sony nesta terça-feira, que também afirmou que, por enquanto, não existem planos para estender o acordo de instalar Chrome nos computadores Vaio em outros países além dos Estados Unidos.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Campanha pela conscientização climática chega ao Brasil
A campanha TCK TCK TCK (tique-taque de um relógio em inglês) chegou ao Brasil para conscientizar a população sobre as mudanças climáticas. O movimento já é conhecimento globalmente e tem como objetivo a assinatura de um novo acordo sobre o clima durante a Conferência das Partes (COP-15), entre os dias 7 e 18 de dezembro, em Copenhagen na Dinamarca.
Os conselheiros brasileiros do movimento apresentaram os planos para o país, que engloba vários órgãos da sociedade civil. O mercado publicitário conheceu a ação durante o Festival de Cannes, com a apresentação da Euro RSCG e da ONG Advertising Comunity Together (ACT), que contou com a participação de Bob Geldof e Kofi Annan (ex-secretário geral das Nações Unidas).
Dez capitais brasileiras vão sediar, neste fim de semana, eventos comemorativos aos 100 dias para o começo da conferência. Entre as ações estão a instalação, na Praia de Copacapana (RJ), Parque do Ibirapuera (SP) e Farol da Barra (BA), de relógios de 10m de altura com contagem regressiva, que serão alimentados por energia solar.
No Brasil, a campanha Tictactictac arrecadou US$ 150 mil e pode chegar a US$ 6 milhões no mundo. Além disso, o site da ação está com quase um milhão de assinaturas. O movimento terá anúncios na Veja, já negocia com jornais e com a Globo para veicular um comercial de 30 segundos durante duas semanas, de acordo com Sandra Sinicco, CEO do Grupo Casa e voluntária responsável pela comunicação da causa. A peça para a TV foi criada pela EuroRSCG de Paris foi adaptada pela Rebouças & Associados.
Vários países também vão contar com um grande evento no dia 21 de setembro, quando acontece a Assembleia Geral das Nações Unidas. Entre as ações de publicidade estão: as estratégias de marketing pela Agência Salve e as peças de entidades como Greenpeace e WWF.
A campanha também está presente na política, nas áreas sindicais e sociais. Todos os esforços visam pautar a agenda dos participantes da conferência e alertar a população sobre a causa.
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Coca-Cola e Pepsi assinam compromisso sobre publicidade infantil
A Coca-Cola Brasil, Pepsi e outras 20 empresas líderes do setor de alimentos e bebidas associadas à ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentação) e a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) assinaram, hoje, dia 25 de agosto, um compromisso público e voluntário de não produzir publicidade dirigida a crianças menores de 12 anos.
A ação é um desdobramento do compromisso assumido por estas empresas junto à Organização Mundial de Saúde (OMS).
O comprometimento deste grupo de empresas está alinhado com a postura de comunicação responsável adotada há muitos anos pela Coca-Cola Company. "A Coca-Cola Brasil acredita que esta é a postura de empresas responsáveis. Por isto, apoiou ativamente o desenvolvimento destas diretrizes relacionadas à publicidade para crianças e estamos felizes que a indústria de bebidas e alimentos brasileira tenha decidido adotá-las", explica Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.
A empresa já possuía há muitos anos uma política de não veicular propagandas de seus refrigerantes em programas de televisão cujo principal público-alvo fossem crianças com menos de 12 anos. Com a ampliação do portfólio da empresa para diferentes segmentos de bebidas não alcoólicas, a empresa ampliou para todos os seus produtos essa política, totalmente alinhada com a nossa plataforma de sustentabilidade Viva Positivamente.
A Coca-Cola Brasil acredita que, com a criação deste compromisso voluntário coletivo, dá uma contribuição para expandir uma postura responsável, que reconhece o papel dos pais na orientação da alimentação das crianças.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
99% dos usuários estão satisfeitos com iPhone 3GS
Alvo de queixas de muitos usuários sobre problemas com a duração de bateria, vetos a aplicativos na loja online App Store e até com alguns casos superaquecimento do aparelho, o iPhone poderia ter sua popularidade comprometida, certo? Mas não é o que se vê entre a grande maioria dos usuários, pelo menos em uma pesquisa divulgada recentemente.
Levantamento divulgado pelo instituto RBC/IQ ChangeWave nos Estados Unidos revelou que nada menos que 99% dos usuários do iPhone 3GS entrevistados estavam satisfeitos com a compra. Desse número, 82% disse estar “muito satisfeito” com o novo smartphone da Apple. O estudo entrevistou 200 norte-americanos.
Os resultados da pesquisa, inicialmente divulgados pelo site Apple Insider, mostram que os usuários médios que adquirem o iPhone pouco se importam com as questões levantadas pelos desenvolvedores, como o caso da restrição do Google Voice da App Store.
Se os dados forem comparados com pesquisas feitas sobre as versões anteriores do smatphone, o iPhone 3GS sai na frente. Apenas 73% dos entrevistados da primeira e da segunda geração do iPhone disseram estar satisfeitos.
Apesar de tantos usuários satisfeitos com o iPhone 3GS nesse estudo, uma reportagem da PC World dos Estados Unidos mostrou que os usuários estão descontentes com o serviço oferecido pela operadora de celulares AT&T (que tem exclusividade na oferta do iPhone no mercado norte-americano).
Quando os usuários foram questionados sobre o que menos gostavam no iPhone 3GS, 55% respondeu a rede da AT&T. Outros 41% dos usuários apontaram a baixa duração de bateria e 8% não está satisfeito com o suporte oferecido pelas empresas de TI no uso do aparelho.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Assista ao anúncio do novo patrocinador da Seleção Brasileira
A marca Extra, do Grupo Pão de Açúcar, entrou para a lista de patrocinadores do futebol brasileiro. O anunciante terá a marca estampada nas camisas dos jogadores da seleção.
O empresário Abílio Diniz, dono do Grupo Pão de Açúcar, e Ricardo Teixeira, presidente da CBF, se reuniram nesta segunda-feira para formalizar a nova fase. As ações e campanhas institucionais, publicitárias e promocionais farão associações a seleção em seus produtos.A novidade garante também nova fase para a PA Publicidade, agência do Grupo Pão de Açúcar.
Para Diniz, um aficionado por esporte e em especial por futebol, "essa é a concretização de um antigo sonho e está alinhado aos nossos valores. Investimos fortemente em esporte há muitos anos como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas".
O presidente da CBF também comemora a parceria, "é motivo de muito orgulho e satisfação ter o Grupo Pão de Açúcar ao nosso lado, uma empresa brasileira e com o DNA do esporte. A empresa é muito bem-vinda e fortalecerá ainda mais os nossos projetos", destaca Teixeira.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Pen drive da Corsair se diz o mais rápido
13/08/09
A Corsair lançou mais um desses pen drives que poucas pessoas terão. É o Flash Voyager GT, que além de 128 GB, se considera o pen drive mais veloz que existe.
A história é tão estranha que a Corsair diz que seu pen drive é tão rápido, mas tão rápido, que as limitações das entradas USB 2.0 impedem a novidade de alçar voos ainda mais altos. Ou seja, esperar o USB 3.0 era demais para os engenheiros da Corsair, amigos.
Na parte dos números, o pen drive deve atingir marcas de respeito mesmo. Segundo a Corsair, ele alcança 32 MB por segundo em leitura e 25,6 MB por segundo em escritura. É aí, segundo eles, que as limitações do USB 2.0 entram em ação e seguram a potência.
O Flash Voyager GT é revestido em borracha e resistente à água, para não deixar 128 GB tão frágeis, certo? Ele conta também com uma garantia de dez anos. Ele já está à venda, mas o preço que é bom, ninguém quer falar.
sábado, 8 de agosto de 2009
Celular-relógio pode chegar ao Brasil neste ano
O celular-relógio da LG, anunciado em janeiro, chegará ao Brasil até o fim de 2009, mas ainda não há informações sobre preço.
Por enquanto, o aparelho está disponível para o mercado europeu e chegará ao preço de 899 euros (U$1.2900), vendido pela operadora Orange.
De acordo com informações do Glog, o LG's G910 terá uma tela de 1,4 polegada sensível ao toque. É a partir dessa tela que as principais operações do telefone móvel serão selecionadas.
O aparelho também possui uma pequena câmera embutida no telefone que permite fazer chamadas por vídeo. Além de internet, com velocidade de conexão de até 7,2 megabits por segundo.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Web via rede elétrica: um passo para conectá-la na tomada
Usar a internet vai ficar bem mais fácil. Cada tomada de uma residência será o ponto de acesso para se conectar à rede mundial. Essa nova opção para acessar a web vai começar a ser comercializada em breve para os usuários brasileiros a nível nacional.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) homologou em abril a tecnologia de internet pela rede elétrica, que permite o tráfego de voz, dados e imagens. Conhecida como PLC (Power Line Communication), a nova forma de acesso à web já existe há cerca de dez anos e é vendida na Europa a links de 4,5 Mbps —que devem chegar a 14 Mbps até o final do ano.
No Brasil, o uso começou no Paraná, na fornecedora de energia elétrica local, no final da década passada. Desde então, foi desenvolvida uma tecnologia compatível com o sistema elétrico brasileiro, que foi testado nos últimos dois anos, até ser homologado.
A principal vantagem dessa tecnologia, segundo os especialistas, é que fornecerá acesso à web pela tomada —assim aproveita uma estrutura já existente para chegar a regiões onde outras alternativas de acesso rápido ainda não estão disponíveis. Com o PLC, a tomada elétrica vira o ponto principal de comunicação da residência ou da empresa. Mas, na prática, o que muda para o usuário?
Segundo o engenheiro eletrônico Almir Meira, professor da FIAP e Faculdade Módulo, para ter acesso à tecnologia, o usuário deverá contratar o serviço da operadora credenciada para comercializá-lo e adquirir um modem compatível com a tomada elétrica.
"A transmissão de dados é feita pela estrutura já existente de distribuição de energia elétrica. Os dados podem ser enviados diretamente do provedor de acesso para a rede elétrica até chegar aos usuários. Também é possível mesclar a forma de transmissão onde já existem outras estruturas: a conexão pode ser feita via cabo a partir do provedor até a região de um prédio. Se o edifício não tiver cabeamento, por exemplo, a conexão pode continuar sendo feita via rede elétrica até os apartamentos", afirma.
Já a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ressalta que, para os usuários da tecnologia, a conta de luz continuará separada porque se trata da mesma estrutura, mas usada para fins diferentes. Em vez de transmitir somente luz, a rede elétrica também passará a fornecer acesso à internet.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Globo acusa Record de piratear imagens da Fórmula 1
A Globo acusou a Record de ter utilizado imagens de corridas da Fórmula 1 sem a devida autorização, segundo informa o colunista Ricardo Feltrin, do site Ooops!. A exibição aconteceu durante o programa "Esporte Fantástico", veiculado neste domingo (26).
Feltrin diz que uma reportagem sobre o embate entre os pilotos Ayrton Senna e Michael Schumacher foi exibida com imagens da F-1 alteradas. De acordo com a Globo, a emissora de Edir Macedo retirou o logo da emissora, uma marca d'água comumente posicionada na parte inferior da tela. A Record nega a acusação.
Executivos da Globo se reuniram nesta segunda-feira (27) e pretendem agir judicialmente, movendo uma ação de violação de direitos autorais contra a Record. Porém, outro grupo da emissora acredita que um processo poderia dar incentivo publicitário à imagem da Record, pois o programa de esportes é uma cópia do "Esporte Espetacular".
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Globo prepara séries em Blu-ray para setembro
22/07/09
A Globo Marcas, divisão das Organizações Globo, decidiu apostar num formato que ganha força no mercado digital: o Blu-ray. A partir de setembro, a rede passa a comercializar no novo formato séries da teledramaturgia, produzidas originalmente para a televisão.
O Blu-ray é uma tecnologia apontada como sucessora do DVD só que com o diferencial de ter capacidade bem superior de armazenamento de dados. Além disso, todo o conteúdo é captado em alta definição e é possível armazenar de 25 GB a 100GB de informação em uma mídia que dura até 13 horas.
As séries "Maysa" e "Capitú" são os conteúdos selecionados para a estreia da nova tecnologia. As ações publicitárias a serem inseridas na programação do novo projeto serão produzidas pela Som Livre e exibidas também na grade da Globo.
Por cerca de R$ 1,2 mil, já é possível encontrar os hadwares que suportam Blu-Ray no mercado.
Briga com o HD-DVD
Foram quase quatro anos de batalha para o Blu-Ray derrotar o concorrente HD DVD e assumir o posto de tecnologia líder no futuro dos discos de alta definição. A Toshiba era o único conglomerado que ainda apostava na fabricação de HD DVD e o fim do acordo deu o título ao Blu-Ray, defendido por Sony e outras 170 empresas.
terça-feira, 21 de julho de 2009
Ford lança laboratório online para Fusion
21/07/09
A campanha de lançamento do Novo Ford Fusion ganha reforço com a estreia do hotsite oficial do produto. O consumidor que acessar o www.fusionlab.com.br irá se aproximar dos sofisticados detalhes do modelo por meio de experiências tecnológicas e artísticas que fazem do hotsite um verdadeiro laboratório online.
Antonio Baltar, gerente geral de marketing da Ford, acredita que o Fusion Lab representa o estado da arte em campanhas de internet e certamente ajudará não somente no posicionamento do Novo Fusion como também a Ford a manter os índices de atração de clientes no nosso site, de 2 milhões de visitas/mês.
Segundo Fabio Brandão, diretor de criação da JWT, "a idéia era fazer o usuário gastar o maior tempo possível com um assunto que, geralmente, é técnico demais: features de carro. Por isso, criamos metáforas que misturam arte e tecnologia para explicar esses itens".
O projeto da Ford, desenvolvido pela JWT, foi realizado em parceria com a produtora Colméia e apresenta dois ambientes ao público. No primeiro, o consumidor interage com nove experiências desenvolvidas exclusivamente para Internet associadas aos principais atributos do carro. Já no segundo ambiente, o consumidor poderá ver fotos, vídeos e informações do equipamento relacionando à experiência mostrada no primeiro plano.
O desenvolvimento do projeto foi pensado para cada experimento existir de forma independente mostrando uma multiplicidade de técnicas e estilos, sem dispersar a proposta conceitual. "As linguagens passeiam pelos mais diversos campos de conhecimento: robótica, artes plásticas, música, física, química e programação avançada" completa Jean Boechat, diretor de criação online da JWT.
domingo, 19 de julho de 2009
Bozzano é a nova patrocinadora do Flamengo
19/07/09
A Hypermarcas acaba de anunciar acordo para patrocinar o Flamengo, time com a maior torcida do país. Nos próximos seis meses, a marca Bozzano estará presente nas mangas do uniforme Rubro-Negro. A estréia da nova camisa será no jogo de domingo, dia 19, no clássico contra o Botafogo no Maracanã. Além do uniforme oficial da equipe de futebol, Bozzano estará nas categorias de base da modalidade e em outras formas de comunicação no clube.
A parceria com o time carioca vem reforçar a tradição da Bozzano no mercado masculino de higiene e cuidados pessoais.
Bozzano está presente no mercado masculino de higiene e cuidados pessoais há 60 anos, como líder nacional no segmento de produtos masculinos. Atualmente, conta com cremes e espumas para barbear, além de uma ampla linha de loções e géis após barba, géis fixadores e creme modelador para os cabelos e talco e sprays desodorantes para os pés. Recentemente, a marca anunciou o patrocínio ao Corinthians e agora, com a nova parceria, reforça seu interesse no esporte nacional.
Com o novo contrato, a camisa oficial do Flamengo passa a estampar as marcas Olympikus Tube no peito, Olympikus nas costas e Bozzano nas mangas.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Ibope da Globo volta aos "trilhos"
Ainda neste mês, a Globo deve voltar a marcar 22 pontos no Painel Nacional de Televisão (PNT), que marca a média de audiência nas regiões metropolitanas e principais capitais, após dois anos fora dos "trilhos".
De acordo com a coluna Outro Canal, a audiência nacional desejada pela Globo, ideal, é de 22 pontos. Entre às 7h às 0h, de acordo com o Ibope, 22% das residências brasileiras ficam sintonizandas na emissora.
Em janeiro de 2007, a Globo obteve a marca de 22 pontos, enquanto o SBT marcava 7 e a Record 5. A emissora de Edir Macedo cresceu, em fevereiro de 2009, e chegou a 8 pontos, já a emissora global caiu para 18. No mês seguinte, ela se recuperou e ficou com 19 pontos em março, abril, maio e junho.
No mês passado, a Record conseguiu 7 pontos, o SBT 6 e a Band 3. A média diário nacional de Tvs ligadas foi de 44% e metade delas estava sintonizadas na Globo.
Com o enfraquecimento de suas principais concorrentes, as novelas da emissora carioca tornaram-se responsáveis pela ascensão. As tramas das 18h e das 19h marcam 31 e 35 pontos, respectivamente. A única que ainda não chegou ao ibope desejado (45 pontos) foi "Caminho das Índias", que até o dia 10 de julho marcava 42 pontos.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Gugu ameaça deixar SBT antes do combinado
Com o contrato fechado com a Record, Gugu Liberato começou a sofrer represálias e pode acusar o SBT de rompimento unilateral de contrato.
De acordo com a coluna Ooops!, o diretor do "Domingo Legal" foi expulso, além disso, o horário do programa também foi alterado. O apresentador afirma que as modificações afetaram a receita publicitária da atração.
Para os advogados de Gugu, uma cláusula de seu contrato com o SBT, que termina em março de 2010, presume que sua relação com a emissora é de sociedade mútua e dessa maneira, as alterações precisam ser aprovadas pelas duas partes.
O SBT foi procurado pela coluna e afirmou que o apresentador foi informado da modificação no horário através de um telegrama. E que, de acordo com o contrato atual, as decisões sobre comercial, conteúdo e roteiro do "Domingo Legal" são exclusivas do SBT.
terça-feira, 30 de junho de 2009
Skol incentiva celebração do Dia do Amigo
Mais um dia para se reunir e curtir entre amigos. Para comemorar o Dia do Amigo, que acontece em 20 de julho, a cerveja líder no Brasil e que possui uma estreita afinidade com o tema amizade, desenvolveu uma campanha para TV para convidar os consumidores a celebrarem esta data de forma irreverente e divertida.
Desenvolvida pela F/Nazca, o novo filme "Amigos" segue a linha da comunicação "Redondo é Rir da Vida" e retrata diversas situações pelas quais nos submetemos e nos divertimos quando estamos entre amigos. Desde "quebra-galhos" até nos momentos difíceis, tudo o que se faz para garantir a diversão desses momentos e rir da vida. A estratégia inclui concurso recreativo, ações em bares e hotsite.
terça-feira, 16 de junho de 2009
Globo e Record também têm interesse no 'Pânico na TV'
Depois de ter sido procurada pelo SBT, a turma do 'Pânico na TV' também teria recebido ofertas da Globo e da Record. De acordo com informações da Folha de S.Paulo, as redes estariam interessadas em tirar o programa da sua atual emissora, a Rede TV!.
Assim como fez com apresentadores tirados de concorrentes, a Globo estaria oferecendo um horário na madrugada para a atração. Segundo o jornal, o 'Pânico na TV' é o programa preferido dos meninos adolescentes.
Liberdade e horário fixo
Apesar das tentativas das emissoras concorrentes e das negociações feitas com Tutinha, dono da Jovem Pan, parte os integrantes da equipe do 'Pânico' disse preferir ficar onde está. Segundo eles, na Rede TV a atração alcança bons índices de audiência (média de dez pontos) e a equipe possui liberdade para fazer o programa. Além disso, eles têm a garantia de um horário fixo aos domingos.
Microsoft proíbe funcionários de usar iPhone e BlackBerry
A concorrência não só bateu à porta como foi incorporada para dentro da Microsoft. A companhia decidiu proibir que seus funcionários usem iPhone e celulares com a tecnologia Blackberry. A partir de agora, eles só podem trabalhar com aparelhos equipados com o sistema operacional Windows.
Segundo informa a imprensa americana especializada, a companhia de Bill Gates deixará de pagar a conta telefônica de seus mais de 90 mil funcionários que usarem celulares sem o Windows, ainda que seja para o trabalho.
A medida, de acordo com a agência de notícias EFE, visa a tentaiva de corte de custos. A empresa deve anunciar 5 mil demissões até junho de 2010.
Ao que parece, Gates quer repetir a mesma regra que trouxe para sua família. Segundo Melinda, esposa do executivo, ele proibiu que seus três filhos usem iPods ou telefones da concorrente Apple.
No entanto, como informa a EFE, algumas divisões da Microsoft não serão afetadas: é o caso da Razorfish, uma agência de publicidade de propriedade da Microsoft cujos funcionários seguirão tendo suas contas pagas, inclusive para uso pessoal, não importa o aparelho usado.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Messi é a estrela da campanha da nova chuteira F50i
05/06/09
No dia 23 de junho a adidas inicia no Brasil a campanha mundial da nova chuteira F50i, que tem como estrela o craque Messi.
O jogador estreou o novo modelo na final da Liga dos Campeões da UEFA, no dia 27 de maio, e comemorou seu gol, que garantiu a vitória do Barcelona, beijando sua chuteira azul metalizada.
A campanha da nova F50i traz como grande diferencial um comercial, produzido em Barcelona, que conta com a participação especial de Zinedine Zidane.
Ainda como parte das ações de ativação da campanha, a partir do dia 14 de junho, os jogadores brasileiros Jorge Henrique e Felipe (Corinthians), Hernandes (São Paulo), Kleber Pereira (Santos), Willians e Marquinhos (Palmeiras), Thiago Neves (Fluminense), Elton (Vasco) e Ciro (Sport) já entrarão em campo com os novos modelos F50i.
As lojas próprias da adidas e as principais lojas esportivas do País também promoverão campanha específica para a chegada da nova chuteira nas cores azul e preta, disponível a partir do dia 20 de junho.
terça-feira, 2 de junho de 2009
Corinthians multiplica patrocinadores
Com a chegada de Ronaldo, o Corinthians precisou buscar novos caminhos para conseguir verbas e bancar a contratação do craque. Agora, a camisa do clube estampa cinco logomarcas diferentes, apesar de a Batavo ser a principal patrocinadora.
A empresa gastou R$ 18 milhões para aparecer no peito e nas costas do uniforme corintiano, agora ela disputa espaço com Bozzano (mangas), Avanço (axilas), Baú (ombros) e PanAmericano.
Segundo informações da Folha de S. Paulo, a Batavo já consultou seus advogados sobre uma possibilidade de rompimento do acordo, que só terminaria no início de 2010, já que ela é responsável por 90% do faturamento do clube no uniforme. Se houver rescisão, a empresa terá que pagar o valor que está no contrato.
Entretanto, existe uma cláusula no contrato, permitindo que o Corinthians utilize outras áreas do uniforme. Os novos patrocinadores rendem R$ 2 milhões para o Corinthians, já os jogadores têm direito a 80% do valor desses acordos.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Google apresenta "e-mail do futuro"
O Google apresentou, durante a conferência para desenvolvedores I/O, o protótipo de um novo produto chamado Wave. Sem nenhuma modéstia, o gigante das buscas definiu seu projeto como “o e-mail do futuro”.
A expressão é de Lars Rasmussen - coordenador do Wave e um dos cérebros por trás do Google Maps – que apresentou o aplicativo online como algo que “vai transformar o e-mail numa ferramenta integrada de colaboração, comunicação e rede social”.
O Wave ainda não está disponível para testes dos usuários e uma versão beta é aguardada para qualquer momento “ainda este ano”.
Segundo a apresentação do Google, o serviço vai reunir numa só plataforma várias aplicações populares de web 2.0.
Ao fazer um login no Wave, você poderá ler seus e-mails, criar e editar arquivos em rich text, editar planilhas, publicar e compartilhar fotos, explorar ferramentas de chat e mensagens instantâneas, vídeos e mapas.
Todos estes recursos ficam disponíveis numa única interface e cada usuário deve adicionar os amigos que farão parte de sua “wave”, ou seja, poderão ver suas fotos, editar textos de forma colaborativa (múltiplos editores com o acesso a um único documento) e trocar mensagens.
O e-mail também passa a funcionar em tempo real, ou seja, entre duas pessoas trocando Gmail não há atraso para o recebimento da mensagem.
Rasmussen, no entanto, não deixou claro se será possível apenas ler mensagens do Gmail no Wave ou se a ferramenta suportará outros serviços de webmail. Mas a ideia do Google é deixar a plataforma aberta para receber o maior número de contribuições possível de desenvolvedores terceiros.
Um dos alvos do Google são as redes sociais. Se tiver sucesso em atrair parceiros, será possível ver fotos, textos e atualizações de perfil de várias redes tudo dentro do Wave.
Inicialmente, o orkut deve ser o primeiro serviço a ser integrado ao Wave. Mas a ideia do Google é atrair outros parceiros. As redes sociais mais desejadas são Facebook, MySpace e Twitter.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Band começa a gravar "CQC" depois de processo
A última edição do "CQC" exibida nesta segunda-feira (25) não foi ao vivo, mas sim, gravada. O programa que vai ao ar às 22h15, começou a ser produzido às 19h.
A Band afirma que não está tentando controlar excessos ou erros durante a atração, mas a medida foi tomada após uma liminar concedida, na última sexta-feira (22), pela Justiça que impediu a reprise no sábado (23) de uma parte do programa em que Marcelo Tas chamou, mais uma vez, a banda Sexy Dolls de "prostitutas". Já é a segunda vez, em dois meses, que o apresentar cometeu esse erro. Ele admitiu o equívoco e se desculpou.
O "CQC" estreou em março de 2008 e essa foi a segunda vez que o programa foi gravado. A mesma atitude deve ser tomada na semana que vem. Para Tas, a gravação do humorístico ocorreu para evitar erros técnicos.
O programa da Band ficou em terceiro no Ibope com 5,2 pontos na Grande SP.
terça-feira, 26 de maio de 2009
Brasil considera natural disputa pelo padrão de TV digital
A ofensiva européia na Argentina para difundir o sistema de TV digital do consórcio DVB (Digital Vídeo Broadcasting) foi considerada no governo como uma demonstração de preocupação por perda de espaço na América Latina. “É uma atitude normal, os europeus estão usando uma ferramenta legítima para tentar influenciar na decisão do governo argentino”, disse uma fonte do governo.
A expectativa do governo brasileiro é de que a decisão da Argentina sobre o padrão de TV digital seja anunciada em julho, após as eleições legislativas daquele país. “A Europa está preocupada porque sabe da inclinação dos argentinos pelo sistema nipo-brasileiro, reconhecidamente o melhor do mundo”, disse a fonte, comentando noticiário de hoje, segundo o qual a Europa está fazendo campanha na América Latina em prol de seu sistema de TV digital e contra o padrão brasileiro.
Recentemente, uma equipe de técnicos visitou aquele país para disputar o mercado da América Latina, calculado em mais de 400 milhões de pessoas. O bloco oferece € 9 milhões (cerca de R$ 25,5 milhões) para o processo de implantação do sistema até 2013, para os primeiros países que aderirem ao DVB.
Além da Argentina, outros países da região são motivo de disputa. Equador, Paraguai, Chile, Venezuela e Cuba ainda discutem qual modelo adotar. O Peru já se decidiu pelo padrão nipo-brasileiro e o Chile, que recentemente recebeu a visita de delegação brasileira, chefiada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, pode também aderir.
Nos outros países, já existem conversas avançadas com o governo brasileiro. Em Cuba, por exemplo, o sistema nipo-brasileiro já está sendo testado.
O argumento do representante da Europa para assuntos de TV digital, Cristophe Forax, é que o sistema DVB, adotado por 121 países (54% da população mundial), é mais barato do que o modelo nipo-brasileiro, pois funciona em larga escala, o que garante decodificadores a preços mais acessíveis. “O que eles não podem competir é com a qualidade técnica do nosso modelo, que é reconhecidamente superior”, disse a fonte do governo.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Oi vai lançar DTH por etapas
20/05/09
O presidente da OI, Luiz Eduardo Falco, afirmou, nesta terça-feira (19), ao fazer o lançamento da marca em Brasília, substituindo de vez a marca Brasil Telecom, que a empresa vai lançar o serviço de TV paga via satélite (o DTH) paulatinamente, começando ainda neste trimestre em alguns estados do Sudeste. Na região II (que congrega o Centro-Oeste, Sul, Distrito Federal e dois estados do Norte), a comercialização de serviços integrados de voz, dados e TV paga só ocorrerá no segundo semestre do ano. Em Brasília, as vendas da TV paga começam no terceiro trimestre, e no Rio Grande do Sul, apenas no final de 2009.
O executivo negou que esteja com dificuldades de negociação com o maior programador nacional para fechar a sua grade de programas, e disse que o lançamento do serviço está dentro do cronograma, dependendo, apenas, da instalação das antenas.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
TV com LED é a atual aposta da Samsung
A Samsung Electronics, maior marca mundial de televisores, quer superar o crescimento geral no mercado de TVs de tela plana este ano, graças em parte aos seus modelos LED recém-lançados, afirmou um importante executivo do grupo.
"O ano de 2009 não será fácil, mas planejamos manter a liderança do mercado com novos produtos como os televisores LED", disse Sue Shim, vice-presidente sênior de vendas e marketing na divisão Visual Displays da Samsung. "Nossa fatia de mercado vai crescer."
A Samsung, que também é a maior fabricante mundial de chips de memória e a segunda maior fabricante mundial de celulares, tinha 19% do mercado mundial de televisores com telas de cristal líquido (LCD), no primeiro trimestre.
"A desaceleração no mercado não parece tão severa quanto o esperado e conseguimos superar o crescimento do mercado (no primeiro trimestre)", disse Shim durante o Reuters Global Technology Summit, em Seul.
Uma porta-voz da empresa, que vem sendo cautelosa quanto às perspectivas de todos os seus negócios, afirmou que a Samsung mantém meta de vendas de televisores LCD em 22 milhões de unidades em 2009, 10% acima do total de 2008.
O objetivo fica abaixo da projeção de 15% de crescimento no mercado mundial de TVs LCD feita pela DisplaySearch, mas a Samsung se esforçará por ampliar seu crescimento e expandir fatia mundial de mercado, de acordo com Shim.
Ele afirmou que a Samsung tinha diversos conjuntos de metas, entre os quais um cenário otimista, mas se recusou a oferecer detalhes.
A Samsung concorre com japonesa Sony, com a rival sul-coreana LG Electronics e com a marca Vizio, da Amtran.
Graças aos preços baixos e a consumidores ávidos por substituir televisores de tubos de raios catódicos, o segmento de TVs de telas planas se saiu bem apesar da desaceleração na economia mundial, que solapou a demanda dos consumidores pela maior parte de outros tipos de eletrônicos.
"As pessoas estão abrindo mão de restaurantes e viagens, em meio à crise", disse Shim. Em lugar disso, se concentram em atividades em suas casas.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Google muda para refinar buscas
O Google anunciou mudanças em prol da web 3.0, aquela que irá oferecer resultados mais específicos para as buscas online. Em apresentação na sede da empresa, em Mountain View (Califórnia, EUA) a companhia divulgou melhoras nos resultados de pesquisa mais detalhados e com termos relacionados com contextos semânticos.
Segundo informa o site IDG Now!, as principais novidades estão concentradas no Google Search Options, nova ferramenta deve estar disponível em breve e permite aos usuários separar os resultados. Ou seja, o internauta pode filtrar buscas por conteúdo, como vídeos, reviews ou comentários em fóruns, bem como período de procura.
"Essas ferramentas oferecem novas formas de fazer busca que não existiam antes", afirmou Marissa Mayer, vice-presidente de produtos de busca do Google.
Informações divulgadas pelas agências de notícias AFP e Reuters dizem que também haverá uma nova ferramenta que integrará a procura feita em seu PC e celular. Pelo sistema, ao resultado da busca seria disponível automaticamente no aparelho mediante habilitação de um "login" na mesma conta.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Brasil reduz o uso de software pirata
13/05/09
Os esforços do governo e de entidades setoriais brasileiras para reduzir o uso do software pirata vêm surtindo efeitos. O 6º Estudo Anual Global de Pirataria de Software, apresentado nesta terça-feira, 12, pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES) e pela Business Software Alliance (BSA) mostra que o índice de pirataria no país caiu um ponto no último ano, ficando em 58%. A taxa é a menor entre os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e a segunda menor da América Latina, atrás apenas da Colômbia.
O estudo, conduzido pela IDC, contempla indicadores de pirataria em mais de 100 países. A taxa mundial subiu de 38% para 41% em um ano e as perdas provocadas por software ilegal ultrapassaram pela primeira vez a marca dos US$ 50 bilhões. Para cada US$ 100 de software vendido, US$ 69 foram gastos com produtos piratas, segundo o estudo.
No Brasil, o valor monetário de software não licenciado aumentou 1,73% em relação a 2007, alcançando US$ 1,645 bilhão. O país figura na 9ª colocação na lista dos países cuja pirataria de software provoca maior dano financeiro. Para Frank Caramuru, diretor da BSA no Brasil, o principal desafio do país é reduzir a utilização de software pirata em empresas. ”A principal preocupação em nossos esforços para reduzir a pirataria de software no Brasil está nas empresas que adquirem licenças legítimas, mas que utilizam um número de cópias maior do que o contratado.”
O diretor de pesquisas da IDC, John Gantz, nota que a crise econômica tem reflexos distintos sobre a pirataria mundialmente: os consumidores com poder de compra reduzido devem continuar com seus PCs por mais tempo, o que tenderia a aumentar a pirataria já que computadores mais velhos estão mais propensos a ter software sem licença instalado. Por outro lado, há o aumento nas vendas de netbooks mais baratos, que tendem a vir com software legítimo pré-instalado.
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Indústria projeta vender 8 mi de celulares com Android em 2009
O sistema operacional Android, do Google, está ganhando apoio na indústria de celulares, com 8 milhões de aparelhos Android a serem vendidos em 2009, volume mais de 10 vezes superior frente ao ano passado, informou a empresa de pesquisa do mercado de tecnologia Strategy Analytics, nesta segunda-feira.
Com o mercado geral de aparelhos despencando à medida que a economia desacelera globalmente, a indústria de celulares está focando os investimentos em smartphones mais avançados e softwares. O Android foi lançado nos Estados Unidos na segunda metade de 2008, e agora todas as principais marcas de aparelhos, exceto a Nokia, afirmam que usarão o sistema do Google. "O Android agora está em uma boa posição para se tornar um sistema importante no mercado de smartphones nos próximos dois ou três anos", disse Neil Mawston, diretor da Strategy Analytics.
Mawston acrescentou que os fabricantes de smartphones e operadoras, como a T-Mobile e a Vodafone, estão atraídas pelo modelo de custo relativamente baixo do Android, pela estrutura de código-fonte semi-aberto e pelos serviços de suporte do Google. Apesar do crescimento de 10 vezes em 2009, com 8 milhões de aparelhos a serem vendidos, o Android continuará bem atrás do líder de mercado Symbian, da Research in Motion, da Microsoft e da Apple.
Em média, o mercado de smartphone deve crescer de 10% a 20% neste ano em relação aos 152 milhões de aparelhos comercializados em 2008. A Nokia utiliza apenas o Symbian em seus smartphones. O sistema também é plataforma principal da Sony Ericsson, que afirmou que também adotará Windows e Android como ofertas complementares.
domingo, 10 de maio de 2009
Google lança seu primeiro comercial na TV
Após 10 anos vida, só agora o Google decidiu ir à TV. A marca mais valiosa do mundo, segundo pesquisa recente da Millward Brown, estreia seu primeiro comercial na telinha, para promover seu navegador Chrome.
A campanha de marketing em torno do produto já acontecia desde o mês passado. Os 11 vídeos, encomendados a agências de propaganda, foram exibidos inicialmente no YouTube e, aos poucos, foram disseminados em sites entre anúncios. Um banner na página principal do New York Times online também foi veiculado.
Cada um dos vídeos foi produzido teve o custo de US$ 10 mil e alcançou milhões de visualizações no YouTube. A peça que irá ao ar na TV (confira abaixo) já marcou mais de 2 milhões de acessos. Apesar de nunca ter anunciado na TV, o Google já teve sua marca exposta em outros comerciais que incitavam o espectador a procurar por algo em seu sistema de buscas.
Atualmente, o Chrome é apenas o quarto colocad entre os navegadores com participação de 1,42%. Á frente dele está o Safari, da Apple (8,2%), Firefox, da Mozilla (22,5%)e o líder Internet Explorer, cuja participação é de 66%.
Assista o video:
Google abre inscrições para concurso global de fotografia
10/05/09
O Google anuncia a abertura de inscrições para um concurso global de fotografia destinado a estudantes do ensino superior do Brasil e de todo o mundo. Em parceria com a galeria Saatchi, de Londres, as fotos dos ganhadores serão exibidas no museu de arte e no iGoogle, a página personalizada que dá acesso imediato a informações que os internautas escolhem, formando sua própria home page. O grande vencedor também receberá um prêmio de 5 mil libras esterlinas (aproximadamente US$ 7.500,00) e um convite para passar o dia com o renomado fotógrafo Martin Parr.
“Estamos muito felizes em colaborar com o Google em uma iniciativa que oferecerá uma oportunidade de descobrir novos talentos fotográficos em todo o mundo, usando o poder da Internet para estimular a criatividade”, afirma Nigel Hurst, principal executivo da Saatchi Gallery.
Os estudantes podem participar enviando uma série de até cinco fotografias pelo site http://www.google.com/photographyprize
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Não estamos à venda, diz co-fundador do Twitter
Os rumores sobre a possível venda do Twitter foram refutados por seu co-fundador, Biz Stone. Facebook, Google, Apple e até Microsoft já foram apontados como prováveis compradores do microblog.
Segundo o Computerworld, Stone diz que a preocupação atual do Twitter é desenvolver novos serviços e permanecer independente. A declaração foi concedida à apresentadora Barbara Walters, do programa “The View”.
O comentário soa como um banho de água fria nos boatos espalhados por "fontes bem informadas" sobre as supostas negociações e ofertas. O último deles é sobre a proposta de US$ 700 milhões, oferecida pela Apple.
Normas podem cortar US$ 2,7 bi das contas de celular
07/05/09
As taxas por transferência de ligações a celulares devem ser reduzidas em até 70% e o montante pago pelos consumidores reduzido em 2 bilhões de euros (cerca de US$ 2,7 bilhões), nos próximos três anos, de acordo com normas recomendadas nesta quinta-feira pela Comissão Européia. As operadoras de telefonia móvel denunciaram a medida, afirmando que ela ameaçaria os investimentos em redes novas e mais rápidas, e que não havia garantia de que isso beneficiaria os consumidores.
Viviane Reding, comissária de telecomunicações da União Européia, propôs a regulamentação a ser adotada pelas autoridades regulatórias dos 27 países do bloco econômico, a fim de estimular a concorrência e propiciar um melhor negócio aos consumidores. Uma operadora paga a chamada "taxa de interconexão", atualmente de cerca de 8,5 centavos de euro (ou US$ 0,11 dólar) por minuto, pelo uso das redes de um concorrente para concluir uma ligação.
As taxas variam fortemente entre os diversos países europeus, de dois centavos de euro em Chipre a 15 centavos de euro na Bulgária. As diretrizes não são compulsórias, mas os países da União Européia são obrigados a levá-las em "máxima comparação". As normas não especificam preços, mas o método de cálculo da taxa de interconexão deve se basear em "custos reais", e isso as reduzirá a valores de 1,5 e 3 centavos de euro pelo final de 2012, informou a Comissão.
As taxas de interconexão por telefonemas em linhas fixas já caíram a entre 0,57 e 1,13 centavos de euro por minuto, e é improvável que venham a ser afetadas pelas novas regras. "A Comissão decidiu intervir contra essas distorções da competição no mercado unificado que impedem o investimento necessário a converter as redes de telefonia fixa à fibra óptica, algo por que os consumidores terminam pagando, em última análise", disse Reding.
No mais recente esforço do Executivo da União Européia para oferecer telecomunicações a preços mais baixos aos consumidores, as limitações da União às taxas entram em vigor em julho e se aplicam a chamados de telefonia móvel, download de dados e mensagens de texto, quando o usuário está fora de seu território de origem e utiliza serviços de roaming.
terça-feira, 5 de maio de 2009
Apple oferece US$ 700 milhões pelo Twitter
Depois de recusar outras ofertas, o Twitter pode estar perto de fechar um acordo com a Apple por cerca de US$ 700 milhões. Segundo informações do blog Valleywag, uma fonte próxima a companhia disse que as negociações estão em nível avançado.
Ainda segundo a fonte, a companhia de Steve Jobs pretende finalizar o negócio até 8 de junho, quando acontece a Worldwide Developers Conference.
No mês de novembro, o microblog rejeitou uma oferta de US$ 500 milhões feita pelo Facebook. Na época, o acordo não foi finalizado porque a rede social teria oferecido ações como forma de pagamento.
Por isso, a Apple estaria disposta a oferecer o valor em dinheiro, o que diminuiria as possibilidades de acordo do Twiiter com o Google ou a Microsoft, igualmente interessadas no site.
700% em um ano
Segundo José Calasans, analista de internet do Ibope, no mês de fevereiro, o Brasil teve cerca de 344 mil usuários do microblog, dentro desse número 1,4% eram internautas residenciais. Entretanto, a medição do uso da web no trabalho pelo Ibope será iniciada em alguns meses. “Acho que a gente pode ter números maiores, porque a navegação do Twitter acontece mais dentro do trabalho”, ressalta.
A idade média dos "twitteiros" vai dos 25 aos 54 anos, mas o maior número de usuários está acima dos 45 anos.
Os grandes números do Twitter podem vir das empresas, já que muitas utilizam o serviço como uma ferramenta de relações públicas, administração da marca e também como serviço para o cliente. O ste também é utilizado por muitos empreendedores de internet e evangelistas de "mídia social".
Para Sarah Radwamick, blogueira da comScore, a primeira geração de internautas está ficando mais velha e mesmo assim, continuam a utilizar a web. “Esses usuários cresceram e permanecem tão curiosos sobre novas tecnologias e serviços quanto antes. Isso quer dizer que o conceito de ‘early adopter’ (pessoas que adotam rapidamente uma nova tecnologia) tenha de ser revisado”.
Com o sucesso que o Twitter começou a fazer recentemente, especialmente com celebridades e curiosos, que estão encantados com o serviço que só permite posts com no máximo 140 caracteres, a ferramenta deve manter seu grande ritmo de crescimento.